O jornalismo investigativo é essencial no combate à corrupção, ao expor escândalos, cobrar autoridades e fortalecer a transparência. Reconhecendo sua importância, a Transparência Internacional – Brasil e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) promoverão, durante o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, reportagens que se destacaram ao longo do último ano.
O evento será realizado em São Paulo, de 10 a 13 de julho, e trará em sua programação três mesas temáticas intituladas “Excelência em Jornalismo”. Nelas serão apresentados nove trabalhos, distribuídos em quatro categorias temáticas:
- Crimes ambientais e emergência climática
- Combate à corrupção, orçamento e políticas públicas
- Jornalismo de impacto local e capacidade transformadora
Além disso, os trabalhos serão agrupados por categorias territoriais, abrangendo todas as regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Como participar
Podem se inscrever jornalistas de veículos brasileiros que publicaram reportagens em português entre 1º de maio de 2024 e 30 de abril de 2025, exceto livros-reportagem. Cada jornalista pode inscrever um trabalho individual ou, no caso de produções coletivas, até dois. As inscrições devem ser feitas por este formulário.
O prazo para submissão das reportagens termina às 23h59 do dia 21 de maio de 2025, e os trabalhos selecionados serão divulgados em 29 de maio. As despesas de viagem e hospedagem do representante da equipe selecionada serão cobertas pela parceria entre a Transparência Internacional – Brasil e a Abraji.
Por que apoiar o jornalismo investigativo?
Apoiar iniciativas como o 20º Congresso de Jornalismo Investigativo reafirma o compromisso da Transparência Internacional – Brasil com a promoção da integridade e da transparência. O jornalismo investigativo contribui diretamente para revelar práticas corruptas e fortalecer a governança pública e o controle social.