Posts na categoria

Meio Ambiente e Clima

Protest demanding justice for Dom Phillips and Bruno Araújo Pereira following their murders

ENVIRONMENTAL DEMOCRACY INDEX SHOWS AMAZON STATES STILL LAGGING IN PROTECTION OF DEFENDERS, TRANSPARENCY, AND PUBLIC PARTICIPATION

Survey by Instituto Centro de Vida (ICV) and Transparency International Brazil reveals that no Amazon state achieved a 'good' rating; only the Federal Government reached a satisfactory performance level 
Zé Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, extrativistas assassinados em 2011 por denunciar a grilagem e o desmatamento ilegal em Nova Ipixuna (PA). Quinze anos depois, a proteção a defensores ambientais segue sendo o ponto mais frágil da Amazônia Legal. (Foto: Mídia NINJA [CC-BY-NC])

Proteção de defensores ambientais na Amazônia é péssima, mostra estudo que avaliou estados da região

Índice de Democracia Ambiental avaliou a União e os nove estados da Amazônia. Proteção de defensores ambientais se destacou com o pior desempenho.
Banco Central, em Brasília (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)

COAF SOB PRESSÃO: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA EM XEQUE NO BRASIL 

Focos de incêndio na região de Novo Progresso (PA), em 2020. O Atlas de Clima e Corrupção mostra como práticas ilegais como queimadas, desmatamento e a exploração de madeira estão vinculadas a práticas de corrupção, impactando negativamente o meio ambiente e o clima. Foto: Carl de Souza/AFP

PL em votação na Câmara é grave ataque ao combate ao desmatamento e a outros crimes ambientais

Projeto de Lei nº 2564/2025, que altera a Lei de Crimes Ambientais pode ser votado ainda nesta terça-feira,  no chamado “Dia do Agro”, pela Câmara dos Deputados.
A participação social é um dos fundamentos do governo aberto - e dá origem a políticas públicas mais consistentes e eficazes. Foto: Divulgação/Força-Tarefa Popular

Governo aberto: entenda o que é este conceito e porque ele importa

O conceito refere-se a uma visão da administração pública que busca a transparência na gestão, a participação dos cidadãos e a prestação de contas do governo
Com exceção do período da pandemia, desde 2002, todos os anos, os ativistas do Piauí participam da Marcha Contra a Corrupção, pelo Clima e a Vida. Foto: Luís Madaleno/Transparência Internacional - Brasil

Marcha Contra a Corrupção: 20 anos de luta e fiscalização cidadã no Piauí

Mobilização organizada pela Força-Tarefa Popular chega à 20ª edição percorrendo seis cidades e 150 quilômetros

Estudos, relatórios e outras publicações

COP30 em Belém: bilhões em obras, transparência em falta

Análise identificou falhas graves na divulgação de informações sobre licenciamento ambiental, contratos e convênios das obras realizadas para a COP30, evento que mobiliza bilhões de reais em investimentos públicos no coração da Amazônia.

capa_cop30-in-belem

COP30 in Belém: billions in works, transparency lacking

Technical note reveals serious transparency failures in the disclosure of environmental licenses, contracts, and agreements related to public works for COP30 in Belém — the world’s largest climate summit, hosted in the heart of the Amazon.

Open Data and the Fight Against Environmental Crime

The study assessed the quality and openness of 41 databases in Brazil related to crimes such as deforestation, illegal logging and mining, wildlife trafficking, pesticide misuse, and land grabbing.

Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais

Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais

A pesquisa avaliou a qualidade e a abertura de 41 bases de dados no Brasil relacionadas a crimes como desmatamento, exploração florestal e mineração ilegais, tráfico de fauna silvestre, uso ilegal de agrotóxicos e grilagem de terras.

Minidicionário – Defensores Ambientais

Glossário colaborativo sobre defensores ambientais, com conceitos-chave de justiça, governança e transparência socioambientais.

Capas de publicações(4)

A Lavanderia de Fauna Silvestre

Pesquisa mapeou como práticas de fraude, corrupção e lavagem viabilizam o tráfico de vida silvestre no Brasil

Grupo de Trabalho

ENVIRONMENTAL DEMOCRACY INDEX SHOWS AMAZON STATES STILL LAGGING IN PROTECTION OF DEFENDERS, TRANSPARENCY, AND PUBLIC PARTICIPATION

Survey by Instituto Centro de Vida (ICV) and Transparency International Brazil reveals that no Amazon state achieved a ‘good’ rating; only the Federal Government reached a satisfactory performance level 
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.