A Transparência Internacional felicita e parabeniza Daron Acemoglu, membro do seu Conselho Internacional, juntamente com seus co-laureados Simon Johnson e James A. Robinson, que receberam o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas 2024. Eles demonstraram como as instituições sociais são importantes para a prosperidade de um país, explicando por que sociedades com leis fracas e instituições abusivas não conseguem gerar crescimento ou mudanças positivas.
Suas conclusões estão alinhadas com a missão da Transparência Internacional de combater a corrupção e fortalecer instituições em todo o mundo. Transparência, responsabilidade e instituições inclusivas são essenciais para promover a equidade econômica e o desenvolvimento sustentável – princípios que estão no coração da pesquisa de Acemoglu e do nosso trabalho global.
A Transparência Internacional permanece comprometida em defender reformas institucionais que se alinham com a pesquisa dos premiados sobre o poder transformador de uma boa governança.
Maíra Martini, Head de Policy & Advocacy da Transparência Internacional, disse:
“Estamos imensamente orgulhosos de ter Daron Acemoglu como membro do nosso Conselho Internacional. A pesquisa conduzida por Acemoglu, Johnson e Robinson não apenas aprofunda nosso entendimento sobre desenvolvimento econômico, mas também reforça a importância do nosso trabalho coletivo em promover a transparência e combater a corrupção.”
Este texto foi traduzido do blog do Secretariado da Transparência Internacional. Confira o original em www.transparency.org/en/press/transparency-international-celebrates-daron-acemoglu-nobel-prize.