fbpx

Posicionamento sobre acusações e assédio judicial da J&F contra a Transparência Internacional

A Transparência Internacional rejeita e condena as acusações infundadas e o assédio judicial da J&F.
Publicado por

Berlim, 22 de dezembro de 2023 – A Transparência Internacional rejeita categoricamente e condena as acusações infundadas e o assédio judicial por parte da empresa brasileira J&F no seu recurso julgado esta semana pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Antonio Dias Toffoli. 

Tendo como pano de fundo os golpes sistêmicos aos esforços anticorrupção ocorridos durante o governo Bolsonaro, a J&F tem usado a lamentável tática de disseminar desinformação sobre o trabalho da Transparência Internacional e dos agentes responsáveis ​​pela aplicação da lei para escapar de sanções criminais e administrativas por grandes esquemas de corrupção que confessou tanto no Brasil quanto nos EUA. 

Apesar de se comprometer publicamente e perante as autoridades judiciais no Brasil e nos EUA a descontinuar suas atividades criminosas e a adotar elevados padrões éticos, a J&F continua a apresentar informações falsas ao Supremo Tribunal Federal do Brasil. É desconcertante que a decisão do Supremo, que suspendeu uma multa de US$ 2,01 bilhões à J&F, com base em tais informações, tenha sido emitida por um único juiz num processo sigiloso. 

François Valérian, presidente da Transparência Internacional, disse: 

“A conduta atual da J&F no Brasil revela como a impunidade pode favorecer o mau comportamento de uma empresa, especialmente uma empresa com histórico de grande corrupção e graves crimes ambientais na Amazônia. A recente suspensão das sanções contra a J&F no Brasil, uma decisão baseada em falsas alegações e tomada por um juiz da mais alta Corte do país, é profundamente preocupante. Levanta preocupações de que o comportamento desonesto da J&F e de sua principal empresa, a JBS, persistirão, impactando os direitos das pessoas e o meio ambiente no Brasil e no mundo. As autoridades brasileiras e internacionais, os investidores e a sociedade civil devem tomar medidas decisivas para evitar isso. A Transparência Internacional não se deixará intimidar e permanecerá firmemente comprometida com a luta contra a corrupção no Brasil e no mundo.” 


Originalmente publicado em inglês em https://www.transparency.org/en/press/transparency-international-denounces-unfounded-accusations-judicial-harassment-brazilian-corporation#_msocom_4

Grupo de Trabalho

Posicionamento sobre acusações e assédio judicial da J&F contra a Transparência Internacional

A Transparência Internacional rejeita e condena as acusações infundadas e o assédio judicial da J&F.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.