Queremos cidades mais justas, transparentes e preparadas para o futuro. Mas como saber se sua prefeitura está cumprindo esse papel?
O Índice de Transparência e Governança Pública, desenvolvido pela Transparência Internacional – Brasil, avalia e incentiva práticas de transparência, participação social, dados abertos e combate à corrupção nos municípios brasileiros.
É uma ferramenta independente, aplicada em parceria com organizações da sociedade civil em diferentes estados, para que qualquer pessoa possa acompanhar, cobrar e transformar a gestão pública local.
Resultados 2025
No nível do Executivo Municipal, a Transparência Internacional – Brasil apoia e fornece metodologia específica para 12 organizações da sociedade civil, que avaliaram mais de 300 municípios de 11 estados do país – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.
As notas vão de zero a 100, classificando as prefeituras de péssimo a ótimo em transparência e governança.
Além da avaliação geral, em 2025 o Índice de Transparência e Governança Pública trouxe dois recortes específicos: Saúde e Adaptação Climática. O módulo de Saúde avalia se as prefeituras asseguram transparência e governança na gestão do sistema municipal, disponibilizando dados administrativos, contratos e indicadores em formatos abertos e com canais de participação social. Já o módulo de Adaptação Climática mede como os municípios se preparam para enfrentar os efeitos das mudanças do clima e desastres ambientais, verificando a existência de planos, políticas de resiliência, governança e espaços de participação. Ambos têm o objetivo de garantir que a sociedade tenha acesso a informações claras sobre áreas críticas para a qualidade de vida da população.
Confira agora o desempenho da sua região e veja quem avançou, quem está no meio do caminho e quem ainda esconde informações da população.
- Bahia (avaliações feitas pelo Instituto Nossa Ilhéus)
- Espírito Santo (avaliações feitas pela Transparência Capixaba)
- Minas Gerais (avaliações feitas pelo OSB Sete Lagoas)
- Pará (avaliações feitas pelo Observatório do Marajó)
- Paraíba (avaliações feitas pelo Instituto Soma Brasil)
- Paraná (avaliações feitas pela Rede Curitiba Climática)
- Piauí (avaliações feitas pela Força Tarefa Popular)
- Rio de Janeiro (avaliações feitas pelo Instituto de Direito Coletivo)
- Rio Grande do Sul (avaliações feitas pelo OSB São Leopoldo)
- Santa Catarina (avaliações feitas pelo OSB Indaial)
- São Paulo – Região de Franca (avaliações feitas pelo OSB Franca)
- São Paulo – Região Metropolitana (avaliações feitas pelo OSB São Paulo)
Regiões com municípios avaliados
Materiais de apoio
Guia para Prefeituras
Confira as recomendações da Transparência Internacional - Brasil e do Instituto de Governo Aberto para prefeituras.
Nota Metodológica
Criada a partir das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, desenvolvidas em parceria com o Instituto de Governo Aberto.
Perguntas Frequentes
Confira o documento com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Índice de Transparência e Governança Pública e sua aplicação nos municípios.
Banco de dados
Confira a base de dados completa com todos os municípios avaliados em 2025 no Índice de Transparência e Governança Pública.
Aplique em seu município
Você também pode usar a metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil e medir o nível de transparência e governança pública do seu município.
Baixe o guia com o passo a passo para avaliar e cobrar melhorias na sua cidade e região.
Saiba mais
Este projeto é financiado por recursos da União Europeia, através do projeto “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros” e da Embaixada Real da Noruega no Brasil. Os conteúdos relacionados a esta avaliação não necessariamente refletem uma posição dos seus financiadores.
Para mais informações sobre projetos e financiamentos obtidos pela Transparência Internacional – Brasil, consulte a página “Transparência“.