Na próxima terça-feira (3), a Transparência Internacional – Brasil e a Folha de S.Paulo promoverão o seminário online Transparência e Autonomia do Ministério Público, das 15h às 16h30.
A proposta é discutir as lições do passado recente e uma visão de futuro para a instituição, no contexto de uma provável nova gestão da Procuradoria-Geral da República, que deve se inaugurar em breve a partir da nomeação pelo presidente e sabatina pelo Senado.
A iniciativa é parte do esforço da Transparência Internacional – Brasil de promover o debate sobre uma refundação democrática da PGR e do Ministério Público de forma geral. A instituição tem papel central na luta contra a corrupção, na proteção de direitos, na preservação do meio ambiente e na defesa da própria democracia. Para cumprir efetivamente este papel constitucional, é necessário o equilíbrio entre autonomia e accountability da instituição. Um desafio complexo, mas absolutamente necessário.
O evento terá como debatedores:
- Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e professor do Centro Universitário de Brasília;
- Deborah Duprat, subprocuradora-geral da República aposentada e advogada; e
- Fabio Kerche, doutor em ciência política, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e autor de “Virtude e Limites: Autonomia e Atribuições do Ministério Público no Brasil”;
O debate será mediado por Uirá Machado, repórter da Folha, e transmitido pela página e pelo canal do YouTube do jornal.
Quem quiser participar com perguntas e comentários pode escrever para o WhatsApp (11) 99648-3478.