fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Transparência Internacional – Brasil completa 7 anos lutando por direitos

A luta contra a corrupção é uma luta por direitos, centrada na defesa da transparência, da integridade e da participação cidadã
Publicado por

A Transparência Internacional – Brasil completa, nesta quarta-feira, sete anos de atuação no país com escritório e equipe locais. O capítulo brasileiro faz parte do Movimento global da Transparência Internacional, que há 30 anos lidera a luta contra a corrupção no mundo.

Nosso objetivo, desde o início, tem sido a defesa da transparência, da integridade e da participação cidadã na gestão pública e no setor privado em prol de um mundo livre da corrupção.

Desde 2016, a Transparência Internacional – Brasil tem atuado na promoção da transparência para agentes públicos e privados, na difusão das melhores práticas de governança e integridade institucional, na mobilização da sociedade civil e de cidadãos na cobrança pelo fim de abusos e práticas corruptas, além de ter desenvolvido pesquisas, índices e relatórios que avaliam níveis de transparência e corrupção em diferentes setores e recortes, e avaliam o grau de cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no cenário internacional.

Exemplo disso é um dos primeiros grandes estudos sobre integridade no setor privado divulgados no país, o TRAC (Transparência em Relatórios Corporativos), que avaliou as 100 maiores empresas e os dez maiores bancos brasileiros em seus padrões de transparência e de prevenção à corrupção e estimulou empresas a adotarem padrões cada vez mais elevados de transparência incentivando a cobrança destes compromissos anticorrupção pelo próprio mercado e pela sociedade em geral. 

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC), criado em 1995 e divulgado anualmente pela Transparência Internacional, se tornou uma das principais pesquisas para a avaliação da percepção da corrupção no setor público brasileiro, em comparação com mais de 100 países. 

Desde 2020, a Transparência Internacional – Brasil agregou ao IPC o relatório Retrospectiva Brasil, que faz uma análise específica do cenário brasileiro no ano anterior e oferece uma visão abrangente dos principais acontecimentos relacionados à pauta anticorrupção. 

Nesses sete anos, também atuamos para engajar a sociedade em medidas estruturais de enfrentamento à corrupção. Em 2018, a Transparência Internacional – Brasil e parceiros lançaram as “Novas Medidas Contra a Corrupção”, um pacote amplo de medidas anticorrupção elaborado a partir das melhores práticas internacionais e de conversas com diferentes setores da sociedade. 

Outro ponto de destaque da atuação da Transparência Internacional – Brasil é a promoção da transparência e de boas práticas na administração pública, nas esferas federal, estadual e municipal, e em todos os braços de governo. Em 2021, lançamos o Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, uma iniciativa que ajudou a sociedade civil, a imprensa e órgãos de controle a monitorar e fiscalizar os gastos públicos em resposta à pandemia, avaliando como os portais de transparência disponibilizavam informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social. 

Essa iniciativa estimulou o empenho de gestores públicos de todo o país na melhoria da transparência e mostrou o grande potencial que a promoção do controle social tem para cobrar ações de gestores públicos e estimular transformações em prol da transparência e integridade. 

Em 2022, baseado nesta metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, foi lançado o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), uma ferramenta que avalia entes públicos brasileiros a partir de uma série de critérios essenciais para garantir integridade e transparência, e permite que cidadãs e cidadãos, imprensa e os próprios órgãos de controle possam comparar a evolução nos níveis de transparência e governança pública por meio de avaliações periódicas.  

Uma das frentes de trabalho deste índice é composta pela avaliação de governos municipais realizada por organizações da sociedade civil, com apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil. Em 2022, esta avaliação em nível local chegou a 187 prefeituras de sete estados diferentes. Neste ano, as organizações parceiras realizam uma segunda avaliação que permitirá a comparação da evolução dos níveis de transparência nestes municípios. 

Um braço importante do trabalho da Transparência Internacional – Brasil está relacionado à pauta socioambiental, com a produção de conteúdo específico e a incidência junto à administração pública para sensibilizar gestores e tomadores de decisão sobre as conexões entre a corrupção e os crimes ambientais.

O Atlas de Clima e Corrupção, por exemplo, explora como a corrupção compromete a efetividade das políticas e ações voltadas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas usando casos

Nossa organização defende que, para responder aos desafios da mudança climática e cumprir os compromissos internacionais de redução das emissões, o Brasil precisa garantir autonomia para órgãos de controle ambientais, implementar mudanças nas cadeias extrativistas e garantir as sanções às fraudes, grilagem, pagamento de propina e outros crimes correlatos.  

Por fim, nosso trabalho também envolveu e segue envolvendo o apoio a organizações locais, ativistas, defensores ambientais e jornalistas, com o objetivo de alcançar o que acreditamos que seja o objetivo principal da luta contra a corrupção: a garantia de direitos.


Essa causa também é sua! Você pode apoiar nosso trabalho interagindo com nossas redes sociais, participando de atividades como a Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção ou realizando doações para a luta contra a corrupção. Faça parte!

Grupo de Trabalho

Transparência Internacional – Brasil completa 7 anos lutando por direitos

A luta contra a corrupção é uma luta por direitos, centrada na defesa da transparência, da integridade e da participação cidadã
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.