“Transparência e Participação em Grandes Obras” fará parte do Plano Nacional de Governo Aberto

Com 166 votos, conseguimos incluir “transparência e participação social em grandes obras de infraestrutura”, entre os temas que serão priorizados no 6º Plano de Ação de Governo Aberto do Brasil
Publicado por

O tema “transparência e participação social em grandes obras de infraestruturafoi o mais votado, em uma consulta online, na escolha das prioridades para o 6º Plano de Ação Nacional no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

O tema foi proposto pela Transparência Internacional – Brasil, na primeira rodada de consultas públicas realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU), em julho. Nesta segunda rodada de consulta, o tema foi o primeiro colocado. Agora, junto a outros três temas escolhidos pelo público e quatro priorizados pelo governo federal, fará parte do próximo plano de ação (veja lista completa abaixo).

Entre setembro e outubro, serão realizadas oficinas de co-criação, com participação de representantes do governo e da sociedade civil, para detalhar cada um desses temas, incluindo as atividades e resultados esperados.

O investimento em infraestrutura é fundamental para a oferta de serviços públicos e para o desenvolvimento socioeconômico do país, mas também pode estar associado a práticas de corrupção, significativos impactos ambientais e violação de direitos, especialmente de comunidades locais. Dessa forma, medidas de transparência e participação social são fundamentais para promover a integridade e a sustentabilidade desse tipo de empreendimento. Tal agenda é ainda mais necessária no contexto de aumento de investimentos em grandes obras, o que deve ocorrer por meio do novo PAC, anunciado pelo governo federal em agosto. Importante mencionar que o segundo tema mais votado na consulta foi “combate à corrupção e governo aberto”, sendo essa uma ótima oportunidade para a criação de soluções de governo aberto para o enfrentamento do problema.

A Parceria para Governo Aberto, criada em 2011 por oito países fundadores (entre eles, o Brasil) e hoje composta por cerca de 80 países e 100 unidades subnacionais, busca disseminar boas práticas de transparência, participação social e acesso à informação.

Agradecemos a todas as organizações parceiras e pessoas que divulgaram e votaram no tema!

Confira a seguir todos os temas que farão parte do 6º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto:

Temas priorizados em consulta pública: 

  • Transparência e participação social em grandes obras de infraestrutura (166 votos) 
  • Combate à corrupção e governo aberto (112 votos) 
  • Transparência, participação e colaboração na pesquisa e produção científica (98 votos) 
  • Aprimoramento do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (69 votos) 

Temas priorizados pelo governo federal:

  • Políticas de Ações Afirmativas Raciais e Dados abertos 
  • Adaptação às mudanças do clima e redução de vulnerabilidades a eventos climáticos extremos 
  • Participação Social com Educação Popular e Digital nos Territórios 
  • Educação digital para pessoas idosas 

Outras publicações

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.