Mostrar que é possível divulgar de maneira adequada as informações relativas às obras públicas dos estados brasileiros – e assim aumentar os níveis de transparência dos empreendimentos executados pelas 27 unidades da federação – é o objetivo da nota técnica Transparência de Obras Públicas nos Governos Estaduais, lançada nos últimos dias pela Transparência Internacional – Brasil.
O documento, que utiliza dados do Índice de Transparência e Governança Pública compilados em 2025, traz não só exemplos de disponibilização de informações realizadas por entes de norte a sul do País. Ele também apresenta uma análise do nível de transparência dos estados com relação aos dados de suas obras públicas e recomendações de como esse cenário pode ser aprimorado.
Por sua natureza complexa, que envolve diversos atores e uma grande quantidade de recursos, as obras públicas costumam ter riscos para a ocorrência de corrupção. Subornos, propinas, favorecimentos e direcionamento de licitações são alguns dos crimes possíveis de ocorrer nesse contexto.
Por isso, a transparência desses empreendimentos é fator fundamental para proteger o dinheiro público e garantir a integridade dos procedimentos relativos às obras em suas diferentes etapas – licitações, contratações, elaboração de relatórios de impactos ambientais.
Exemplos positivos de transparência
A maior parte dos cases apresentados no documento diz respeito a portais de informação dos estados – ou portais de transparência – que trazem informações sobre aspectos específicos do ciclo de obras de infraestrutura.
Além disso, são informações integrais e acessíveis, que atendem aos princípios de dados abertos (dados em formato estruturado, padronizados e legíveis por máquinas, por exemplo), com características que deixam seu acesso e uso facilitado para os cidadãos e organizações da sociedade: estão centralizadas em um único portal, utilizam mecanismos de linguagens simples, trabalham questões de acessibilidade, entre outros pontos.
Segue uma breve lista de exemplos apontados na nota técnica:
- O estado do Ceará possui uma seção Obras de edificações no Portal Ceará Transparente em que é possível fazer, de maneira adequada, o acompanhamento da execução orçamentária das obras naquele estado;
- O Espírito Santo tem uma página de acesso à informação sobre obras e edificações do Departamento de Edificações e de Rodovias que é bem completa e traz muitas informações relativas à execução física dos empreendimentos;
- O Amazonas possui o Mapa Vivo de Obras do Amazonas, em que informa o nome, o cargo e o registro funcional dos fiscais de contratos de cada obra;
- Goiás possui uma plataforma chamada Transparência Ambiental em que disponibiliza diversas informações relativas às suas licenças ambientais, como o número das licenças, o órgão licenciador, o tipo da licença, data da emissão, entre outros dados.
- O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná possui uma página específica para a divulgação de audiências públicas do órgão, tornando o estado uma referência no quesito na participação social – um ponto ainda deficitário na maior parte dos estados analisados pelos pesquisadores.
Norte e Nordeste abaixo da média nacional
Com base nos resultados do ITGP Estadual e Distrital 2025, a nota técnica traz também um ranking em que classifica os estados pelo nível de transparência das informações disponíveis sobre suas obras – com notas que vão de 0, o “menos transparente”, a 100, o “mais transparente”.
A média geral brasileira nesse tema foi de 63,6, uma nota classificada como “Bom”, com grandes diferenças regionais: enquanto Centro-Oeste, Sul e Sudeste superam essa média com as notas 76,1, 71,2 e 69,3, respectivamente; as regiões Nordeste e Norte estão abaixo deste índice, com 62,1 e 52.
Os estados que melhor pontuaram no ranking de transparência relativo a obras públicas foram Goiás (nota 95.5); Minas Gerais (90.9); Ceará (90.9). Os piores foram Amapá (31,8) e Tocantins e Bahia, com 22,7 pontos e que amargam a lanterninha dos estados menos transparentes do Brasil quando se trata de disponibilização de informações sobre obras.
Nota dos estados na dimensão “Obras Públicas” avaliada pelo ITGP Estadual 2025
| Unidade Federativa | Nota na dimensão “Obras Públicas” |
| Goiás | 95.5 |
| Minas Gerais | 90.9 |
| Ceará | 90.9 |
| Espírito Santo | 81.8 |
| Paraná | 81.8 |
| Mato Grosso | 81.8 |
| Amazonas | 77.3 |
| Alagoas | 72.7 |
| Pernambuco | 68.2 |
| Rio Grande do Sul | 68.2 |
| Rondônia | 68.2 |
| Rio Grande do Norte | 68.2 |
| Paraíba | 68.2 |
| Distrito Federal | 63.6 |
| Mato Grosso do Sul | 63.6 |
| Santa Catarina | 63.6 |
| Sergipe | 63.6 |
| Rio de Janeiro | 59.1 |
| Roraima | 59.1 |
| Maranhão | 54.6 |
| Pará | 54.6 |
| Piauí | 50.0 |
| Acre | 50.0 |
| São Paulo | 45.5 |
| Amapá | 31.8 |
| Tocantins | 22.7 |
| Bahia | 22.7 |
Além do ranking, a nota técnica traz também uma análise específica sobre a situação a transparência em obras dos estados amazônicos e recomendações para fomentar uma cultura de transparência em obras públicas nos executivos estaduais.
Essas recomendações incluem publicar dados e documentos para o monitoramento dos empreendimentos em infraestrutura; implementar diretrizes de transparência que facilitem o acesso e o uso dos dados pelos cidadãos; e fomentar a cultura de transparência nas obras públicas, mobilizando diferentes atores sociais.
É preciso combater a corrupção no setor de infraestrutura
A analista do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil, Manuella Caputo, contou que um dos objetivos desta nota técnica foi indicar exemplos positivos que vêm sendo colocados em práticas pelos estados brasileiros.
“Há algumas ações muito interessantes sendo feitas, e é preciso gerar conversa e reflexão sobre elas. Quanto mais falarmos sobre essas boas práticas, maior é a chance de que elas sejam replicadas em outros estados e contextos, fomentando a cultura de transparência em obras públicas e assim contribuindo com o combate à corrupção no Brasil”, explicou.
Combater a corrupção no setor de infraestrutura é um dos principais temas de trabalho da TI Brasil. Algumas de nossas ações mais recentes nesse tema incluem a publicação de um estudo avaliando a transparência da nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e uma análise sobre a transparência das obras feitas em Belém para a COP 30. Em 2025, uma iniciativa sobre a transparência em obras públicas liderada pela TI Brasil foi premiada no maior evento de governo aberto do mundo.