Todo ato de denúncia conta uma história de coragem.
Denunciantes são essenciais para expor esquemas de corrupção no Brasil e no mundo. A denúncia é um dos principais caminhos para revelar práticas de corrupção, além de outros crimes que ameaçam os direitos da população, o meio ambiente e a própria democracia. São muitas as vezes que abusos e irregularidades só são descobertos e responsabilizados graças a informações reveladas por denunciantes.
Fazer isso, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil e pode até ser perigoso, especialmente no Brasil. Denunciantes costumam enfrentar ameaças graves de retaliação, podendo ser demitidos, perseguidos, difamados e, em casos extremos, agredidos ou assassinados.
Neste domingo, 23 de junho de 2024, Dia Mundial Dos Denunciantes, homenageamos a coragem e a determinação de pessoas que, em todo o mundo, levantam suas vozes contra injustiças. A falta de mecanismos legais para proteger denunciantes de corrupção é um problema grave em todo o país. Denunciantes precisam contar com canais de denúncia mais seguros e com políticas de proteção que possibilitem um ambiente livre de qualquer forma de retaliação.
É papel fundamental do Estado garantir medidas adequadas para proteger quem denuncia irregularidades.
Em menos de um mês, serão divulgados os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública 2024: uma avaliação que mede indicadores importantes para garantir transparência em estados e municípios brasileiros. Neste ano, além da avaliação de todas as capitais brasileiras, será divulgado o resultado de mais de 350 municípios que foram avaliados por organizações parceiras da Transparência Internacional – Brasil.
Dentre os indicadores que são avaliados por essa iniciativa, está a forma com que esses municípios garantem (ou não) canais seguros para proteger quem denuncia.
Acompanhe e junte-se a nós nessa luta!