fbpx

Especialistas brasileiros debatem no principal evento anticorrupção do mundo

Representantes da Transparência Internacional - Brasil estão em 5 mesas da IACC, a International Anti-Corruption Conference
Publicado por

A International Anti-Corruption Conference (IACC) é um dos principais eventos do mundo para a luta contra a corrupção.

A conferência reúne anualmente líderes globais, especialistas, ativistas e jornalistas para discutir e implementar soluções inovadoras de combate à corrupção em todas as suas formas.

Em 2024, a IACC está sendo realizada em Vilnius, Lituânia, entre os dias 18 e 21 de junho e contará com a participação da Transparência Internacional – Brasil em mesas e painéis.

Painéis da Transparência Internacional – Brasil na IACC 2024:

Como Resgatar a Narrativa Anticorrupção de Agendas Políticas e de Desinformação

Terça-feira, 18 de junho de 2024
3h (Horário de Brasília) / 9h (Vilnius)

Jornalistas do Brasil, Colômbia, Equador e Nigéria se reúnem para compartilhar suas experiências enquanto buscam soluções para o combate à desinformação e aos ataques políticos contra a imprensa.

A mesa contará com a participação de Reinaldo Chaves, Coordenador de projeto da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Claudia Báez, CEO e Co-fundadora da Cuestion Publica (Colômbia) e Mónica Velasquez, Jornalista em La Posta (Equador). Coordenação por Johanna Nublat, coordenadora editorial da Transparência Internacional – Brasil.

Vidas Destruídas: Como Fundos de Compensação Podem ser Usados para Reparar Crimes Ambientais:

Sexta-feira, 21 de junho de 2024
12h15 (Horário de Brasília) / 18h15 (Vilnius)

Este painel aborda a reparação e a responsabilização em desastres ambientais, como o colapso da barragem de Mariana, no Brasil. A discussão incluirá temas como a utilização de fundos de compensação para reparar vítimas de crimes ambientais como esse.

A mesa contará com a presença de Mônica do Santos, advogada, ativista afetada pela mineração e representante da CABF (Comitê dos Atingidos pelo Desastre de Mariana) e Charlotte Palmieri, Diretoria Jurídica Transparency International France. Esta mesa é coordenada por Johanna Nublat, coordenadora editorial da Transparência Internacional – Brasil e André Carvalho, jornalista e professor na Universidade Federal de Ouro Preto

Lucro Acima do Planeta: Usando Dados para Expor e Parar a Influência de Grandes Poluidores na Ação Climática

Quinta-feira, 20 de junho de 2024
08h30 (Horário de Brasília) / 14h30 (Vilnius)

Neste painel, a discussão se concentrará em como grandes poluidores infiltrados em espaços importantes como parlamentos e Conferências do Clima (COPs) desviam o foco da ação climática. O uso de dados é essencial para responsabilizar esses atores e promover mudanças significativas que priorizem o planeta em vez dos lucros.

Participam desta mesa Guilherme France, gerente de pesquisa e advocacy da Transparência Internacional – Brasil, Ed Collins, diretor da InfluenceMap, Emily Clough, chefe de investigações de dados da Global Witness, Patricia Lerner, assessora especial da diretoria executiva do Greenpeace e Raphael Kergueno, responsável por políticas de integridade da Transparency International EU. Susane Kuhn, diretora executiva da Transparency International Deutschland modera a discussão.

Films4Transparency (F4T) | Exibição do filme ‘The Grab’

Quarta-feira, 19 de junho de 2024
14h15 (Horário de Brasília) / 20h15 (Vilnius)

Nesta sessão será exibido o filme “The Grab”, um thriller que combina jornalismo contundente do Center for Investigative Reporting com uma narrativa envolvente que revela uma das maiores ameaças do mundo: a apropriação de terras e recursos hídricos por governos e grandes interesses empresariais.

Após a exibição do filme, Renato Morgado, gerente de programas da Transparência Internacional Brasil, David Ritsher, editor sênior de TV e Documentários do Center for Investigative Reporting e Monica Chipanta Mwansa, Diretora Geral Adjunta da Comissão Anticorrupção da Zâmbia discutirão as questões abordadas pelo filme.

Perdendo Terreno: Macrocorrupção no Setor Fundiário

Sexta-feira, 21 de junho de 2024
11h15 (Horário de Brasília) / 17h15 (Vilnius)

Este workshop aborda a corrupção em larga escala na gestão de terras, discutindo como a captura de políticas de terra por cleptocratas e a alocação injusta de terras são usadas pela política.

Os especialistas Renato Morgado, gerente de programas da Transparência Internacional Brasil, Danang Widoyoko, ex-diretor da Indonesia Corruption Watch, Rukshana Nanayakkara, especialista em políticas globais e advocacia da International Land Coalition, Claudia Baez-Camargo, chefe de prevenção, pesquisa e inovação do Basel Institute on Governance discutirão como responder a esses desafios a partir de políticas públicas estruturadas.


A IACC não é apenas um espaço de discussão, mas um verdadeiro fórum de ação e colaboração global. A participação da Transparência Internacional – Brasil em 2024 destaca a relevância do Brasil no cenário global de combate à corrupção e defesa da transparência.

Cada painel oferecido será uma oportunidade única para aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento de estratégias efetivas para enfrentar desafios críticos.

Acesse o site do evento e saiba mais detalhes sobre a programação completa: https://iaccseries.org/iacc-2024

Grupo de Trabalho

Especialistas brasileiros debatem no principal evento anticorrupção do mundo

Representantes da Transparência Internacional – Brasil estão em 5 mesas da IACC, a International Anti-Corruption Conference
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.