fbpx

Comissão vai ao Senado por mais participação na discussão do novo código eleitoral

A Transparência Internacional - Brasil e outras organizações pediram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que amplie o debate para a participação de toda a sociedade
Publicado por
Representantes da sociedade civil entregam manifesto ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Foto: Pedro Gontijo/Presidência do Senado

A Transparência Internacional – Brasil, juntamente com outras organizações da sociedade civil, se reuniu nesta quarta-feira (10) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e entregou um manifesto assinado por mais de 30 organizações reivindicando maior participação social na construção do novo Código Eleitoral, que está em tramitação na Casa. 

“Qualquer pressa para aprovar essa matéria tão relevante seria antidemocrática e contraproducente. Requer-se, portanto, a urgente realização de audiências públicas com a presença de variados representantes da sociedade civil, da academia, de lideranças partidárias e todos os atores e grupos interessados para a construção coletiva de um texto efetivamente capaz de oferecer segurança jurídica e fortalecer nossa democracia”, diz o manifesto. 
 
Estiveram presentes no encontro o presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu; o coordenador de advocacy do Pacto Pela Democracia, Arthur Mello; a diretora-executiva da Transparência Brasil, Juliana Sakai; e o gerente de pesquisa e advocacy da Transparência Internacional, Guilherme France. 

A participação da sociedade é essencial para que a nova legislação eleitoral avance em transparência, reduzindo os riscos de corrupção, e para que se torne um instrumento de promoção efetivo da diversidade nos espaços de poder”, explicou France. 

Rede de Advocacy Colaborativo

A Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Não Aceito Corrupção e a Transparência Brasil também integram a RAC, a Rede de Advocacy Colaborativo, e aproveitaram a oportunidade para entregar a Pacheco uma lista de projetos prioritários no Senado, incluindo a regulamentação do lobby e a criminalização da corrupção privada. 

Grupo de Trabalho

Comissão vai ao Senado por mais participação na discussão do novo código eleitoral

A Transparência Internacional – Brasil e outras organizações pediram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que amplie o debate para a participação de toda a sociedade
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.