fbpx

Acordo de Escazú: o Brasil precisa proteger seus defensores ambientais

Primeiro tratado ambiental da América Latina e Caribe, o acordo inova ao proteger ativistas do meio ambiente, porém ainda não foi ratificado pelo Brasil.
Publicado por

A Transparência Internacional – Brasil, em conjunto com as organizações Fundo Casa Socioambiental, Artigo 19 e Instituto NUPEF, lançou em Brasília (DF), na semana passada, o Movimento Escazú Brasil com o objetivo de promover na sociedade brasileira o debate sobre a importância do Acordo de Escazú para o país e toda a região da América Latina e Caribe.

Esse acordo é o primeiro tratado ambiental da região e se dedica à promoção de direitos de acesso à informação, participação social e justiça em questões ambientais. Além disso, ele possui uma inovação muito importante ao contexto brasileiro, que é um dos países mais violentos contra ativistas e defensores do meio ambiente: é o primeiro acordo do mundo que visa proteger a atuação e a vida dessas pessoas.

O acordo já está em vigor em países da região e, embora tenha sido assinado pelo Brasil em 2018, ainda não foi ratificado pelo governo brasileiro – daí a importância de darmos esse passo.

Por isso, na próxima quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, das 14h às 15h30 acontecerá, paralelamente à programação da 2ª Conferência das Partes (COP) do Acordo de Escazú, a mesa de debate “O Acordo de Escazú como promotor da reconstrução da governança ambiental brasileira”, evento online que contará com a participação de membros do executivo federal brasileiro, do Congresso, de organizações da sociedade civil e de defensores do meio ambiente.

A mesa discutirá as possibilidades e desafios para a ratificação e a implementação do acordo e sua importância na reconstrução da governança ambiental do Brasil, que foi bastante fragilizada durante o governo Bolsonaro.

Saiba mais informações sobre e faça sua inscrição em: escazubrasil.org.br/eventos

Saiba mais por que o Acordo de Escazú é tão importante para o Brasil

Em 2018, em Escazú, na Costa Rica, governos da América Latina e do Caribe aprovaram um acordo regional com o objetivo de garantir mais transparência de informações ambientais, acesso a mecanismos de justiça, maior participação social na construção de políticas e proteção a defensores do meio ambiente.

Esse foi um compromisso assumido pelos países da região durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em 2012, no Brasil.

O Acordo de Escazú já foi ratificado por países da região, mas o Brasil ainda não fez sua parte. Apesar de ter assinado o acordo em setembro de 2018, o Executivo federal ainda não enviou o acordo ao Congresso Nacional para que seja ratificado.

O Movimento Escazú Brasil é um esforço coletivo para uma governança ambiental transparente, inclusiva e capaz de prevenir e combater crimes ambientais e as práticas de corrupção associadas. É um passo necessário, por exemplo, para a redução do desmatamento e das emissões de gases do efeito estufa.

Grupo de Trabalho

Acordo de Escazú: o Brasil precisa proteger seus defensores ambientais

Primeiro tratado ambiental da América Latina e Caribe, o acordo inova ao proteger ativistas do meio ambiente, porém ainda não foi ratificado pelo Brasil.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.