fbpx

A Força Tarefa Popular realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios da região norte do Piauí. O trabalho avalia 10 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2024 revelou um cenário bastante ruim de transparência e governança pública na região. Nenhum município recebeu classificação “ótimo” e a maior parte ficou entre “regular” e “péssimo”.

Média por dimensão

Legal
28.5 pts
Plataformas
65.8 pts
Administrativo e Governança
37.6 pts
Obras Públicas
22.7 pts
Transparência Financeira e
Orçamentária
47.8 pts
Comunicação, Engajamento e
Participação
40.0 pts

O detalhamento das notas indica que os maiores desafios para assegurar transparência se concentram nas dimensões Legal - que monitoram a existência de regulamentação para garantia da transparência e integridade pública - e Obras Públicas - que avalia se o município disponibiliza informações sobre planejamento, execução e monitoramento de obras públicas. A própria capital do estado, Teresina, zerou a dimensão que trata de transparência sobre obras públicas.

Dos 10 municípios avaliados, 4 deles (Morro do Chapéu, Miguel Alves, Porto e Campo Largo) não disponibilizam nenhuma regulamentação municipal para a Lei de Acesso à Informação (LAI) ou da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Guia para Prefeituras

Confira as recomendações da Transparência Internacional - Brasil e do Instituto de Governo Aberto para prefeituras.

Nota Metodológica

Criada a partir das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, desenvolvidas em parceria com o Instituto de Governo Aberto.

Perguntas Frequentes

Confira o documento com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Índice de Transparência e Governança Pública e sua aplicação nos municípios.

Banco de dados

Confira a base de dados completa com todos os municípios avaliados pelo Índice de Transparência e Governança Pública - Executivo Municipal.

Sobre a Força Tarefa Popular

É uma articulação da sociedade civil que envolve pessoas, sindicatos, ONGs, associações etc. Tem como objetivo, dentre outros, promover a Democracia Direta por meio do controle social democrático. O foco da luta é a transparência e combate à corrupção estimulando ações coletivas e individuais. Desta forma, plantamos, pelo exemplo, a esperança ativa no seio da coletividade de que é possível termos um município sustentável, mais belo, saudável, próspero, ético e democrático. O trabalho é desenvolvido com estudos e ações. Entre outras destaca-se: a) Faz-se denúncias aos órgãos competentes e manifestações públicas. b) Estimula-se o povo a fiscalizar as contas públicas e participar das reuniões dos Conselhos Municipais, seções nas Câmara de Vereadores. c) Cobra-se dos prefeitos eleitos as promessas registradas na Justiça Eleitoral. d) Busca-se das autoridades públicas, especialmente do Ministério Público local, ações de controle e aperfeiçoamento da gestão pública. Nossa principal ação de manifestação e mobilização social é a Marcha da Cidadania Contra a Corrupção e Pela Vida, que já têm 22 anos de estrada. Nesse período, foram percorridos a pé 3.659km desde 2002. Foram 87 municípios visitados nos estados do Piauí, Ceará e Goiás. Saiba mais e apoie o trabalho da Força Tarefa Popular!

Grupo de Trabalho

Piauí

A Força Tarefa Popular realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios da região norte do Piauí. O trabalho avalia 10 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2024 revelou um cenário bastante ruim de transparência e governança pública na região. Nenhum município recebeu classificação… Continuar lendo Piauí

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.