fbpx

A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O trabalho avalia as 78 prefeituras do Espírito Santo e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação de 2024 mostra um cenário bom de transparência e governança pública na maioria dos municípios no Estado. Dos 78 avaliados, 33 municípios receberam a classificação “ótimo”, 16 a classificação “bom” e 23 “regulares”. Seis prefeituras ainda foram classificadas com nível “ruim”.

Média por dimensão

Legal
67.6 pts
Plataformas
88.7 pts
Administrativo e Governança
75.9 pts
Obras Públicas
51.7 pts
Transparência Financeira e
Orçamentária
77.7 pts
Comunicação, Engajamento e
Participação
59.4 pts

O detalhamento das notas indica que o principal desafio das prefeituras tem sido a dimensão Obras Públicas - que avalia se o município disponibiliza informações sobre planejamento, execução e monitoramento de obras municipais. Seis municípios zeraram a essa dimensão. Por outro lado, nove prefeituras alcançaram a pontuação máxima na seção da dimensão que avalia obras públicas, atendendo a todos os requisitos e mostrando que é possível ser transparente e ter boas práticas em aspectos relacionados aos eventuais impactos ambientais e à participação social.

Guia para Prefeituras

Confira as recomendações da Transparência Internacional - Brasil e do Instituto de Governo Aberto para prefeituras.

Nota Metodológica

Criada a partir das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, desenvolvidas em parceria com o Instituto de Governo Aberto.

Perguntas Frequentes

Confira o documento com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Índice de Transparência e Governança Pública e sua aplicação nos municípios.

Banco de dados

Confira a base de dados completa com todos os municípios avaliados pelo Índice de Transparência e Governança Pública - Executivo Municipal.

Sobre a Transparência Capixaba

A Transparência Capixaba atua no Espírito Santo, desde 2001, no combate à corrupção, no fortalecimento da democracia e no incentivo à participação ativa da população no controle social. A entidade não possui vínculos político-partidários, não recebe verbas públicas e atua com voluntários, voluntárias e parceiros com interesses comuns de aperfeiçoamento do ambiente público e das instituições democráticas. Saiba mais e apoie o trabalho da Transparência Capixaba.

Grupo de Trabalho

Espírito Santo

A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O trabalho avalia as 78 prefeituras do Espírito Santo e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação de 2024 mostra um cenário bom de transparência e governança pública na maioria dos municípios no Estado. Dos 78 avaliados,… Continuar lendo Espírito Santo

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.