Municípios da região

Espírito Santo

Média da região
80.4 pts

A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública com apoio institucional do Espírito Santo em Ação. Em 2025, foram avaliadas as 78 prefeituras do Espírito Santo com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação desse ano mostra um cenário de avanços consistentes em transparência. Dos 78 avaliados, seis conseguiram gabaritar a avaliação, mostrando que é possível alcançar níveis ótimos de transparência, e dando o exemplo para que outros também consigam. Muitos outros alcançaram notas próximas ao nível “ótimo”, e alguns ainda permanecem em faixas regulares, revelando que a transparência ainda não é realidade uniforme no estado.   

Além da avaliação geral, o ITGP 2025 trouxe recorte específico de Saúde que reforça gargalos estruturais em áreas críticas para a vida da população. 

Avaliação geral - região de Espírito Santo

Média por dimensão

Legal
83.2 pts
Plataformas
93.9 pts
Administrativo e Governança
85.3 pts
Obras Públicas
67.3 pts
Transparência Financeira e
Orçamentária
86.7 pts
Comunicação, Engajamento e
Participação
66.0 pts
O detalhamento das notas indica que os maiores desafios para assegurar transparência estão na dimensão Obras Públicas e em Comunicação e Participação, onde ainda faltam dados completos sobre execução de obras, cronogramas, licenças ambientais e instâncias de diálogo com a população. Mesmo assim, o Espírito Santo se destaca nacionalmente com médias altas em Plataformas e Governança.

SAÚDE

Mecanismos de transparência e governança

A área da Saúde mostra desempenho mediano: apesar de bons resultados em Plataformas e Governança, ainda faltam dados abertos e históricos sobre contratos, indicadores assistenciais e participação social. Municípios como Vila Valério expõem a desigualdade interna, ficando muito abaixo da média estadual. 

Média por dimensão

Plataformas
80.4 pts
Administrativo e Governança
73.9 pts
Transparência e Abertura de Dados
55.0 pts
Comunicação, Engajamento e Participação
51.1 pts

Guia para Prefeituras

Confira as recomendações da Transparência Internacional - Brasil e do Instituto de Governo Aberto para prefeituras.

Nota Metodológica

Criada a partir das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, desenvolvidas em parceria com o Instituto de Governo Aberto.

Perguntas Frequentes

Confira o documento com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Índice de Transparência e Governança Pública e sua aplicação nos municípios.

Banco de dados

Confira a base de dados completa com todos os municípios avaliados em 2025 pelo Índice de Transparência e Governança Pública.

Sobre a Transparência Capixaba

A Transparência Capixaba atua no Espírito Santo, desde 2001, no combate à corrupção, no fortalecimento da democracia e no incentivo à participação ativa da população no controle social. A entidade não possui vínculos político-partidários, não recebe verbas públicas e atua com voluntários, voluntárias e parceiros com interesses comuns de aperfeiçoamento do ambiente público e das instituições democráticas. Saiba mais e apoie o trabalho da Transparência Capixaba.

Veja o site 

Acesse o Instagram 

Curta o Facebook 

Siga no X 

Acompanhe no YouTube 

Faça uma doação  

Grupo de Trabalho

Espírito Santo

A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública com apoio institucional do Espírito Santo em Ação. Em 2025, foram avaliadas as 78 prefeituras do Espírito Santo com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação desse ano mostra um cenário de avanços consistentes em transparência. Dos 78 avaliados, […]

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.