São Paulo ocupa a 3ª posição no ranking do ITGP 2024, com uma pontuação de 78,9/100 e uma classificação considerada “Boa”. Esse desempenho reflete um compromisso significativo da cidade com a transparência e a governança, apesar de ainda existirem oportunidades de aprimoramento na capital paulista.
São Paulo regulamentou a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei Anticorrupção, mas ainda não conta com uma norma municipal para a proteção de denunciantes. A capital conta com um canal para denúncias de corrupção anônimas e divulga a agenda do prefeito, ainda que não de forma diária. São Paulo oferta dados e informações sobre as obras públicas municipais, ainda que não de forma completa. O município pode aprimorar sua transparência ao priorizar a divulgação de informações de áreas como incentivos fiscais e emendas parlamentares ao orçamento.
Além de compor o ranking das capitais, São Paulo também integra o Ranking de Transparência e Governança Pública dos 12 municípios do Consórcio CIOESTE e cidade de São Paulo, realizado pelo Observatório Social do Brasil – São Paulo com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil.