fbpx

Novo procedimento de auditoria fortalece a participação social na infraestrutura 

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) lança um novo procedimento que oferece diretrizes de auditoria para obras públicas.
Publicado por
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Está disponível ao público um novo procedimento de auditoria do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) que apresenta diretrizes para a avaliação dos espaços e oportunidades de participação e controle social na infraestrutura. 

Esse documento traz recomendações e orientações para os auditores de obras públicas poderem fiscalizar as oportunidades de participação oferecidas à sociedade em todo o ciclo de vida da infraestrutura, destacando as já previstas legalmente, além daquelas recomendadas como boa prática. 

Confira aqui o novo procedimento

A participação da sociedade, com destaque para as pessoas mais afetadas pela infraestrutura, contribui para tornar os processos mais transparentes, íntegros e responsivos, fortalecendo o interesse público no desenvolvimento de obras. Promover espaços de participação e controle social de qualidade possibilita que demandas, necessidades e conhecimentos de diversos grupos sociais qualifiquem projetos e que o interesse público seja o principal motivador da tomada de decisão. 

As diretrizes apresentadas têm um importante papel de orientar auditores de obras públicas de todo o país para a promoção da participação social na infraestrutura.

Este documento é o quarto procedimento da série que se dedica a apresentar diretrizes para o controle de aspectos socioambientais da infraestrutura. A iniciativa é fruto do trabalho, reflexões e discussões da Comissão do Ibraop composta por representantes de Tribunais de Contas da União e também dos estados de Roraima, Espírito Santo e do Distrito Federal, além de organizações da sociedade civil, como Transparência Internacional – Brasil, Instituto Socioambiental, CPI/PUC Rio e o Instituto de Energia e Meio Ambiente. 

Outros procedimentos de auditoria já publicados:

Além destes, está planejada a elaboração de outros três procedimentos de auditoria que serão lançados em 2024. Os novos documentos serão referentes ao controle da avaliação da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, licenciamento ambiental e execução das condicionantes e avaliação de resultados.

Grupo de Trabalho

Novo procedimento de auditoria fortalece a participação social na infraestrutura 

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) lança um novo procedimento que oferece diretrizes de auditoria para obras públicas.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.