fbpx

Nota pública em defesa da liberdade de imprensa

Transparência Internacional - Brasil repudia a crescente onda de ataques a jornalistas e meios de comunicação no país e reitera sua defesa intransigente do princípio constitucional da liberdade de imprensa.
Publicado por

A Transparência Internacional — Brasil repudia a crescente onda de ataques a jornalistas e meios de comunicação no país e reitera sua defesa intransigente do princípio constitucional da liberdade de imprensa.

O exercício do jornalismo deve estar sujeito ao escrutínio público como qualquer outra atividade — inclusive a atividade de organizações não-governamentais como a Transparência Internacional. Uma sociedade atenta e que debate crítica e construtivamente as notícias é desejável. Essa prática não deve se confundir, contudo, com restrições à livre circulação de informações e à pluralidade de opiniões.

Quando a crítica regride à intolerância, a sociedade se enfraquece na luta pelo interesse público. Quando é o próprio estado e seus representantes que fomentam a intimidação de seus críticos, é o regime democrático de direito que se ameaça.

A Transparência Internacional tem demonstrado, ao longo de quase três décadas de atuação, que são as sociedades livres e democráticas — que contam com instituições fortes, liberdade de imprensa e liberdade civil — aquelas que têm mais sucesso no enfrentamento da corrupção e da impunidade. Continuaremos lutando por estes valores, em linha com o que nossa causa anticorrupção mais essencialmente significa: uma luta por direitos.

Esta nota foi originalmente publicada em 31 de julho de 2019, pelo Medium da Transparência Internacional – Brasil e replicada posteriormente neste blog.

Grupo de Trabalho

Nota pública em defesa da liberdade de imprensa

Transparência Internacional – Brasil repudia a crescente onda de ataques a jornalistas e meios de comunicação no país e reitera sua defesa intransigente do princípio constitucional da liberdade de imprensa.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.