fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Lei Anti-Slapp: como proteger jornalistas e organizações de assédio judicial?

Debate faz parte da programação do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental no Rio de Janeiro
Publicado por
Maria Dominguez e Juliana Dal Piva debatem a defesa da liberdade de expressão contra assédio judicial na programação do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

Como proteger o direito fundamental de liberdade de expressão do assédio judicial de autoridades poderosas?

Quando essas figuras usam sua influência e dinheiro para intimidar vozes críticas com processos, o sistema de justiça se transforma em uma arma contra a própria democracia. A prática é conhecida como SLAPP, que discutimos durante o último Congresso Abraji de jornalismo investigativo.

Jornalistas, ativistas, organizações que expõem práticas corruptas ou qualquer pessoa que não tolera a injustiça são as maiores vítimas dessa prática, que busca sobrecarregar, desgastar e calar quem ousa dizer a verdade.

Debateremos o tema hoje, às 18h, após a exibição do documentário ‘Breaking Social’, que explora possibilidades de superação da injustiça e da corrupção e faz parte da programação do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental – Filmambiente.

O fio condutor da conversa é a Lei Anti-SLAPP, adotada em alguns países para proteger jornalistas e ativistas de processos judiciais intimidatórios com o objetivo final de silenciar críticas e investigações legítimas.

Com Maria Dominguez, coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil e Juliana Dal Piva, jornalista, colunista do UOL e alvo de uma campanha de assédio judicial.

23 de agosto, às 18h no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, na cidade do Rio de Janeiro.

Grupo de Trabalho

Lei Anti-Slapp: como proteger jornalistas e organizações de assédio judicial?

Debate faz parte da programação do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental no Rio de Janeiro
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.