fbpx
Pesquisar
Close this search box.

IBRAOP abre consulta para fortalecer avaliação de projetos de infraestrutura  

Com as contribuições, serão estabelecidas diretrizes para verificar estudos de viabilidade dessas obras
Publicado por
Obras no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Foto: Divulgação/PAC (Flickr), setembro de 2014.

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) abriu uma consulta pública sobre o procedimento “Diretrizes para a auditoria da avaliação da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental dos projetos de infraestrutura”, documento para auditores que apresenta diretrizes para a verificação de estudos que avaliam a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental de obras de infraestrutura no Brasil. 

A Transparência Internacional – Brasil, junto a outras organizações da sociedade civil e Tribunais de Contas, faz parte da comissão do IBRAOP responsável pela discussão e elaboração desse e de outros materiais técnicos sobre o controle de impactos socioambientais de obras de infraestrutura.  

A relação entre grandes obras de infraestrutura, seus impactos socioambientais e os riscos de corrupção nesses empreendimentos foi abordada no relatório “Grandes obras na Amazônia, corrupção e impactos socioambientais”, lançado pela Transparência Internacional em parceria com a WWF-Brasil, em 2021. 

Nesse sentido, o documento do IBRAOP é importante porque os ‘estudos de viabilidade’ são instrumentos de grande relevância nesse setor, capazes de contribuir com a antecipação de riscos que podem tornar o empreendimento inviável.  

Além disso, podem oferecer as bases para a elaboração de projetos de engenharia, editais e minutas de contrato mais adequados à necessidade pública. 

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até 7 de setembro de 2024. 

Clique aqui para acessar o documento. 

Grupo de Trabalho

IBRAOP abre consulta para fortalecer avaliação de projetos de infraestrutura  

Com as contribuições, serão estabelecidas diretrizes para verificar estudos de viabilidade dessas obras
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.