Municípios da região

Paraná

Média da região
51.7 pts

A Rede Curitiba Climática (RECC) realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública de municípios da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O trabalho avalia 14 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação de 2025 revela que houve um avanço nos municípios avaliados, mas que ainda são necessárias muitas ações por parte do executivo municipal. Neste ano, a capital Curitiba atingiu nível “ótimo” de transparência e governança pública, mas a maior parte das prefeituras estão classificadas como “regular” e ainda três municípios estão enquadrados no ranking com nível “ruim”.  

Além da avaliação geral, o ITGP 2025 trouxe um recorte específico — Adaptação Climática — que reforça os gargalos estruturais da transparência no Paraná.  

Avaliação geral - região de Paraná

Média por dimensão

Legal
40.4 pts
Plataformas
69.2 pts
Administrativo e Governança
43.3 pts
Obras Públicas
45.8 pts
Transparência Financeira e
Orçamentária
55.8 pts
Comunicação, Engajamento e
Participação
54.8 pts
No módulo geral, embora Curitiba tenha se destacado, a maioria dos municípios ainda apresenta desempenho apenas regular, com fragilidades nas dimensões Legal e Administrativo e governança, que comprometem a consolidação da transparência na região. Por exemplo, 12 prefeituras não publicizam se possuem regulamentação municipal da Lei Anticorrupção (Lei Federal n°12.846/2013). A maioria dos municípios também não divulga se possui regulamentação municipal de conflitos de interesses e uma norma municipal sobre dados abertos ou Plano de Dados Abertos municipal em vigência.

Adaptação Climática

Mecanismos de transparência e governança

No módulo de avaliação sobre Clima, o desempenho evidencia a necessidade urgente de fortalecer a comunicação e participação social, que teve média inferior a 15 pontos, mostrando a baixa abertura dos municípios para o engajamento da população em temas climáticos. Por exemplo, 12 das 14 prefeituras avaliadas não divulga se possui um órgão colegiado de Mudanças Climáticas e informações sobre a atuação dele. E apenas Curitiba possui e divulga informações sobre Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).  

Média por dimensão

Transparência e Governança
44.4 pts
Comunicação e Participação
14.8 pts

Guia para Prefeituras

Confira as recomendações da Transparência Internacional - Brasil e do Instituto de Governo Aberto para prefeituras.

Nota Metodológica

Criada a partir das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, desenvolvidas em parceria com o Instituto de Governo Aberto.

Perguntas Frequentes

Confira o documento com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Índice de Transparência e Governança Pública e sua aplicação nos municípios.

Banco de dados

Confira a base de dados completa com todos os municípios avaliados em 2025 pelo Índice de Transparência e Governança Pública.

Sobre a Rede Curitiba Climática

A Rede Curitiba Climática (RECC) é um movimento paranaense que busca promover justiça climática por meio de educação socioambiental, advocacy e ações diretas. A RECC atua por meio do engajamento, mobilização e voluntariado e monitora as ações do poder público municipal em relação à redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), adaptação à mudança do clima e diminuição das desigualdades sociais, geradoras de injustiça climática.    

Acesse o site 

Siga no Instagram 

Siga no LinkedIn 

Grupo de Trabalho

Paraná

A Rede Curitiba Climática (RECC) realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública de municípios da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O trabalho avalia 14 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação de 2025 revela que houve um avanço nos municípios avaliados, mas que ainda são […]

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.