Cuiabá alcançou 61,2/100 pontos, classificando-se em 7º lugar na avaliação de transparência do ITGP entre as capitais. A cidade recebeu um nível de transparência classificado como “Bom“, o que indica que há um nível satisfatório de transparência, com oportunidades para melhorias.
Cuiabá regulamentou a Lei de Acesso à Informação, a Lei Geral de Proteção de Dados, e conta com uma norma municipal para a publicação de dados abertos. A capital conta com um canal de denúncias para casos de corrupção, mas não divulga a agenda do prefeito diariamente. Cuiabá divulga dados sobre a execução de obras públicas municipais, ainda que informações sobre as licenças ambientais concedidas não tenham sido encontradas. A capital pode aprimorar seus níveis de transparência ao investir na abertura de dados de áreas com altos riscos de corrupção, como obras públicas, incentivos fiscais e emendas parlamentares. Outro ponto de atenção é o baixo investimento em iniciativas de participação e engajamento dos cidadãos.
ERRATA: Este conteúdo foi atualizado em 17/07/2024 para contemplar correções realizadas após a análise de recursos enviados pela Prefeitura de Cuiabá dentro durante a fase de apuração. A versão anterior dessa avaliação apontava que a nota alcançada pelo município era de 53,4 (regular).