fbpx

Índice de
Percepção
da Corrupção

2024

O Índice de Percepção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo. Produzido pela Transparência Internacional desde 1995, ele avalia 180 países e territórios e atribuindo notas em uma escala entre 0 e 100. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país.

O IPC 2024 destaca a relação entre corrupção e mudanças climáticas. Países com níveis mais baixos de corrupção geralmente demonstram maior preparo para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Confira outras edições do IPC:

Análise Brasil

Em 2024, o Brasil registrou 34 pontos e a 107ª posição, entre 180 países, no Índice de Percepção da Corrupção. Estas são a pior nota e a pior colocação do país na série histórica do índice, iniciada em 2012.

O resultado de 2024 significa uma queda de dois pontos e três posições em relação ao ano anterior. E de nove pontos e 38 posições em comparação com as melhores pontuações do país na série histórica — em 2012 e, novamente, em 2014.

Há dez anos, o país estava empatado com Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Essuatíni (antiga Suazilândia). Desse grupo, apenas este último e o Brasil estão com notas piores no índice desde então. Hoje o Brasil está empatado com Argélia, Malauí, Nepal, Níger, Tailândia e Turquia.

O que aconteceu no Brasil em 2024:

< < < < < <

Poder Executivo

54133878015_0810e72c56_k-2 (1)
< < < < < <

Poder Judiciário

img20241113171852496-2 (1)
< < < < < <

Poder Legislativo

< < < < < <

Recomendações para 2025

Além do Índice de Percepção da Corrupção, publicado pelo Secretariado da Transparência Internacional, a Transparência Internacional - Brasil publica, anualmente, o relatório Retrospectiva Brasil, com os principais avanços e retrocessos em transparência e no combate à corrupção no país.

O que o Índice de Percepção da Corrupção mostra:

IPC 2024

Destaques globais

IPC 2024

A corrupção e a crise climática no mundo

IPC 2024

Corrupção e assassinato de defensores ambientais

Os últimos anos mostraram que a capacidade do Brasil de combater à corrupção e os crimes de poderosos se mantém em um equilíbrio muito frágil, que pode ser desconstruído em poucos anos.

Por outro lado, a reconstrução leva tempo, e requer compromissos verdadeiramente democráticos, participativos e inclusivos com a integridade e com a Justiça. Algo que raramente interessa à classe política e às elites que acumulam poder.

A luta contra a corrupção não tem um fim em si mesma. Esta é uma luta por justiça social, prosperidade e paz.

É por direitos!
Grupo de Trabalho

2024

O IPC 2024 destaca a relação entre corrupção e mudanças climáticas. Países com níveis mais baixos de corrupção geralmente demonstram maior preparo para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.