fbpx
Inscrições encerradas

Gestão Florestal e Controle Externo – 1ª edição

Este curso, desenvolvido especialmente para auditores, procuradores e técnicos de Tribunais de Contas e do Ministério Público, oferece uma visão de mecanismos essenciais para o controle externo na gestão florestal brasileira.
28 a 30 de março
das 14h às 18h
100% online
Gratuito

A Transparência Internacional – Brasil apresenta o minicurso Gestão Florestal e Controle Externo que estabelece um panorama de alguns dos principais mecanismos de controle externo na gestão florestal brasileira atual e das relações entre crimes ambientais e práticas de corrupção nos biomas Amazônia e Cerrado.

O curso terá início no dia 28 de março e contará com aulas ao vivo e online com especialistas em controle ambiental.

O curso é direcionado para procuradores, auditores e técnicos dos Tribunais de Contas dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e da União e do Ministério Público de Contas dos biomas Amazônia e Cerrado (estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí).

Aulas

28 de março (terça-feira)

  • Desmatamento ilegal na Amazônia e Cerrado, com Bianca Nunes (Imazon)
  • Fiscalização e sanções ambientais, com Govinda Terra (Ibama)
  • Casos de auditorias sobre fiscalização ambiental e sanções administrativas realizadas por Tribunais de Contas, com Cláudio Costa (TCE GO), Gerson Sicca (TCE/SC) e Marcelo Soares (TCU)
  • Perguntas e respostas sobre as auditorias 

29 de março (quarta-feira)

  • Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA), com Roberta del Giudice (Observatório do Código Florestal – OCF)
  • Licenciamento, monitoramento e controle da exploração de madeira, com Marco Lentini (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora)
  • Corrupção, fraudes e lavagem associadas à exploração ilegal de madeira e à grilagem de terras, com Dário Cardoso (Transparência Internacional – Brasil)
  • Auditoria de integridade socioambiental do setor florestal em Rondônia, com Rodrigo Moreira (CGE-RO)

30 de março (quinta-feira)

  • Oficina “Uso de dados do Mapbiomas sobre desmatamento”, com Carolina Marques (Mapbiomas)
  • Apresentação sobre Guia e Protocolos de Uso de Dados do Mapbiomas, com Dário Cardoso (Transparência Internacional – Brasil)
  • Auditoria coordenada do TCU e TCEs sobre Áreas Protegidas da Amazônia, com Adriano Juras (TCU) 

Este curso é uma parceria da Transparência Internacional – Brasil com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e Mapbiomas.

Apoio: Fundação Gordon e Betty Moore.

Inscrições até 07/mar
Vagas limitadas
Este curso é destinado a auditores, procuradores e técnicos dos Tribunais de Contas Estaduais e Ministério Público de Contas dos biomas Amazônia e Cerrado.
Este curso oferece certificado de conclusão

este curso conta com:

certificado de conclusão

aulas ao vivo

material de apoio

Outros cursos

Informações sobre o curso

Agradecemos seu interesse no curso Gestão Florestal e Controle Externo – 1ª edição. Por favor, preencha o formulário abaixo para receber mais informações em seu email.

Ao enviar este formulário, compartilharemos por email informações sobre os cursos da Transparência Internacional – Brasil com você, o qual poderá se descadastrar a qualquer momento. Você também pode conferir nosso Aviso de Privacidade.

REQUEST INFORMATION

Thank you for your interest in the course Anti-Corruption in Brazil. Please complete this form to receive more information about your program of interest and to stay up to date on exciting admissions and academic events! We look forward to getting to know you better!

By sharing your information, you understand that we may send you additional information, from which you may unsubscribe at any time. You may view our Privacy Statement.

Grupo de Trabalho

Gestão Florestal e Controle Externo – 1ª edição

Este curso, desenvolvido especialmente para auditores, procuradores e técnicos de Tribunais de Contas e do Ministério Público, oferece uma visão de mecanismos essenciais para o controle externo na gestão florestal brasileira.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.