O resultado das eleições brasileiras deixou uma constatação inequívoca: a corrupção é um tema de preocupação central para os brasileiros e a grande maioria dos eleitores usou as urnas para expressar sua indignação.
As disputas políticas e ideológicas podem abrumar a noção de alguns sobre as consequências nefastas da corrupção, mas a população sente na pele estes efeitos e não se conforma. A corrupção causa dor e sofrimento muito reais, atingindo sempre de maneira desproporcional aqueles que já se encontram em situação de vulnerabilidade. A corrupção é exclusão no acesso aos direitos e acirra desigualdades. Quem levanta a bandeira da justiça social e tolera a trapaça e a desonestidade trai a confiança da população. A conivência com a corrupção gera indignação e essa indignação é perigosamente escalada para o ódio e a busca por soluções autoritárias.
Há de se quebrar este ciclo. Não há na experiência internacional caminho mais exitoso para o enfrentamento da corrupção do que o fortalecimento das instituições democráticas e a garantia absoluta das liberdades civis — com participação de organizações sociais e ampla liberdade de imprensa. A luta contra a corrupção deve unir e não dividir, deve olhar para frente e não apenas para trás e deve, acima de tudo, respeitar e promover direitos.
Ao presidente, governadores e parlamentares eleitos, desejamos sucesso e que honrem o mandato popular promovendo, com integridade e compromisso democrático, o interesse público. Que possam recobrar a confiança da população em seus representantes através do enfrentamento obstinado da corrupção e do respeito ao estado democrático de direito.
A Transparência Internacional – Brasil reafirma seu compromisso em apoiar a luta da sociedade brasileira contra a corrupção, através de seus representantes eleitos, de suas instituições e, principalmente, de uma cidadania unida e atuante. Defenderemos, com afinco, o exercício da crítica independente, mas atuaremos de maneira construtiva e sem extremismos com todos que, independente de colorações políticas, comunguem do que para nós representa a luta contra a corrupção: uma luta por prosperidade, justiça social e paz. Se não for por estes valores, não será em nosso nome.
Esta nota foi originalmente publicada em 30 de outubro de 2019, pelo Medium da Transparência Internacional – Brasil e posteriormente replicada na íntegra neste blog.