A Transparência Internacional – Brasil e o JOTA, um dos principais sites de notícias sobre o meio jurídico do país, iniciaram uma parceria para que sejam publicados, mensalmente, textos autorais sobre temas relacionados a transparência e combate à corrupção. Os artigos estarão disponíveis na sessão Coluna da Transparência Internacional, no site do veículo.
No artigo de estreia, publicado em dezembro de 2023, o gerente de pesquisa da Transparência Internacional – Brasil, Guilherme France, analisou os 20 anos da UNCAC, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
France falou no texto de abertura sobre a importância da convenção e da oportunidade de considerar seu papel na promoção da transparência e integridade no financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais.
O campo é ainda pouco trabalhado pelos 190 países signatários da UNCAC e representa um desafio sobretudo para o contexto brasileiro, que enfrenta inúmeros escândalos como ‘caixa 2’ e gastos de recursos públicos sem o controle adequado, o que afeta as condições de igualdade entre os candidatos.
Desde a estreia, contando com o de France, já foram publicados cinco artigos:
- “Os 20 anos da Convenção da ONU contra a Corrupção e uma lacuna persistente” – Guilherme France, advogado e mestre em Relações Internacionais;
- “Como o orçamento de 2024 irriga redutos eleitorais e freia a renovação política” – Renata Bravo – consultora de relações governamentais na Transparência Internacional – Brasil;
- “Um índice anticorrupção para cada ocasião” – João Paulo Batalha, consultor de políticas anticorrupção, um dos fundadores da Transparência Internacional Portugal e vice-presidente da associação portuguesa Frente Cívica;
- “Em ano de eleição municipal, transparência de governos ganha nova avaliação” – Amanda Faria Lima, bacharela em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais e especialista em governo aberto, e Gabriella Costa, doutoranda em Comunicação;
- “Corrupção, o eixo pouco visível do tráfico de animais silvestres” – Dário Cardoso, advogado especialista em transparência ambiental.
Nesse último artigo, Cardoso explica a relação pouco conhecida entre crimes ambientais e a corrupção, que possibilita que práticas como lavagem de dinheiro, realizada por grandes organizações criminosas, funcionem como facilitadoras do tráfico de animais silvestres, por exemplo.
A coluna da Transparência Internacional – Brasil no JOTA é publicada mensalmente e poderá ser acessada mediante a um cadastro prévio de login, que possibilita ao usuário dez leituras gratuitas no site por mês.