Bem-vindos ao Blog da Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção!
Poucos assuntos são tão presentes e despertam reações tão apaixonadas quanto a corrupção, seja nas páginas dos jornais, nas redes sociais, nos discursos de políticos, nas mesas de bar. Discutir corrupção parece ter se transformado no novo esporte nacional. E no entanto, apesar da paixão que o tema desperta — ou talvez justamente devido a essa paixão —, o debate público sobre corrupção permanece algo superficial, alternando entre comentários improvisados sobre o escândalo do momento ou declarações vagas sobre a importância da integridade na administração pública. A importância do tema para a opinião pública parece não se reverter em um debate aprofundado sobre como lidar com esse fenômeno — e, assim, temos a impressão de que a roda gira sem sair do lugar.
Este blog pretende contribuir para corrigir essa distorção. O objetivo é fornecer uma plataforma para o debate livre e qualificado sobre o fenômeno da corrupção e sobre as políticas de combate à corrupção, com especial foco no Brasil e na América Latina.
Vale a pena elaborar dois aspectos dessa declaração de intenções. Primeiro, o Blog Anticorrupção serve como uma plataforma. Como não poderia deixar de ser, considerando tratar-se de um fenômeno tão complexo, há múltiplas visões sobre o que é a corrupção, sobre o que significa combatê-la, sobre a efetividade e os custos de ações anticorrupção, sobre a relação entre corrupção e outras pautas, sobre o grau de prioridade que o assunto deveria ter na agenda pública, entre tantos outros pontos. Dizer que o blog é uma plataforma significa dizer que não é nosso objetivo chegar a uma conclusão sobre qualquer um desses pontos, ou advogar por uma perspectiva específica. Antes, queremos fomentar um debate livre e qualificado entre essas diversas visões, na esperança de que isso aprofunde nossa compreensão do assunto.
O segundo ponto a ser elaborado é justamente o que entendemos por um debate “livre e qualificado”. Trata-se, a nosso ver, de se basear em quatro pontos fundamentais. Primeiro, o blog é um espaço plural, buscando refletir a diversidade de perspectivas e opiniões quanto ao fenômeno da corrupção e quanto às ações anticorrupção, tomando, porém, como ponto de partida o compromisso com a democracia e com os direitos humanos. Segundo, o debate deve ser baseado em evidências. Ainda que dados empíricos sobre corrupção sejam notoriamente difíceis de reunir, as discussões devem ser pautadas por um compromisso com a busca da verdade e pelo rigor na análise das informações disponíveis. Terceiro, o foco deve ser no plano estrutural, isto é, na corrupção enquanto fenômeno social complexo. Foge ao escopo do blog a discussão de casos concretos com vistas à responsabilização dos envolvidos. Casos específicos são de interesse na medida em que contribuem para iluminar a compreensão mais ampla do fenômeno. Por fim, o debate há de ser civilizado, não se admitindo ataques pessoais ou conteúdo discriminatório de qualquer natureza. Esses quatro pontos norteiam os princípios editoriais do blog.
O Blog Anticorrupção está vinculado à Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção, uma iniciativa da Transparência Internacional – Brasil. Importante destacar, no entanto, que a editoria do blog é independente desta organização, e as opiniões dos autores são pessoais, não refletindo necessariamente a posição dos editores do blog, muito menos da Transparência Internacional.
Interessados em contribuir com o blog podem conferir as regras para submissão de propostas.
Cordialmente,
Guilherme Siqueira