Municípios da região

Bahia

Média da região
32.2 pts

O Instituto Nossa Ilhéus realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios de 5 Territórios de Identidade da Bahia: Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médio Rio de Contas. O trabalho avalia 78 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2025 revela que a transparência e a governança pública dos municípios baianos seguem em níveis preocupantes.  Nenhuma das prefeituras analisadas alcançou o nível “ótimo” e, entre as cinco primeiras, apenas Floresta Azul conseguiu se classificar como “bom”, com 64,6 pontos. Os quatro Municípios seguintes, Itapitanga, Camacã, Jequié e Ilhéus, tiveram notas abaixo de 60 e foram classificadas como “regular”.

Além da avaliação geral, o ITGP 2025 trouxe dois recortes específicos — Adaptação Climática e Saúde — que reforçam os gargalos estruturais da transparência na Bahia.

Avaliação geral - região de Bahia

Média por dimensão

Legal
19.6 pts
Plataformas
74.4 pts
Administrativo e Governança
27.6 pts
Obras Públicas
11.0 pts
Transparência Financeira e
Orçamentária
37.4 pts
Comunicação, Engajamento e
Participação
23.9 pts
O detalhamento das notas indica que os maiores desafios para assegurar transparência estão na dimensão Obras Públicas, com média de apenas 11 pontos — e 84,8% das prefeituras zerando nesse quesito, sem divulgar informações sobre planejamento, execução e fiscalização de obras. Outra área crítica é a Legal, em que 80,8% dos municípios não regulamentaram nem publicaram normas essenciais como a Lei de Acesso à Informação, proteção de denunciantes e Lei Anticorrupção. No entanto, entre 2024 e 2025 houve avanço na dimensão Plataformas, que alcançou média de 74,4 pontos, revelando que os portais de transparência já existem em boa parte das prefeituras.

Adaptação Climática

Mecanismos de transparência e governança

No módulo de Adaptação Climática, a média estadual foi de apenas 9,0 pontos, com 95% das prefeituras sem qualquer dado sobre participação social e mais de 80% sem informações mínimas de governança ou planos de enfrentamento. A adaptação climática aparece praticamente invisível na maioria dos municípios. A dimensão de Comunicação & Participação é quase inexistente, com média de apenas 3,8 pontos, indicando que não há divulgação clara de consultas públicas, conselhos ou canais de engajamento sobre clima. Mesmo Ilhéus, melhor avaliado, está longe de garantir padrões satisfatórios. 

Média por dimensão

Transparência e Governança
13.9 pts
Comunicação e Participação
4.1 pts

SAÚDE

Mecanismos de transparência e governança

No módulo de Saúde, a nota média ficou em 13,7 pontos, revelando que, embora alguns municípios como Ipiaú, Ilhéus e Camacã tenham publicado dados relevantes, a maioria das prefeituras ainda não disponibiliza informações em formato aberto, com histórico e licenças de uso, nem disponibiliza dados claros e atualizados das instâncias de governança e controle social. O resultado expõe que, justamente em áreas críticas para a vida da população, os governos locais ainda deixam a sociedade sem instrumentos de monitoramento efetivo. 

Média por dimensão

Plataformas
20.8 pts
Administrativo e Governança
14.1 pts
Transparência e Abertura de Dados
6.1 pts
Comunicação, Engajamento e Participação
13.6 pts

Guia para Prefeituras

Confira as recomendações da Transparência Internacional - Brasil e do Instituto de Governo Aberto para prefeituras.

Nota Metodológica

Criada a partir das Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, desenvolvidas em parceria com o Instituto de Governo Aberto.

Perguntas Frequentes

Confira o documento com respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Índice de Transparência e Governança Pública e sua aplicação nos municípios.

Banco de dados

Confira a base de dados completa com todos os municípios avaliados em 2025 pelo Índice de Transparência e Governança Pública.

Sobre o Instituto Nossa Ilhéus

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) é uma organização da sociedade civil que tem por objetivo fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social. O INI atua de forma apartidária, buscando a aproximação da sociedade civil e do poder público, atuando com advocacy e projetos que fortaleçam o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável.  Para cumprir com seu objetivo, o Instituto atua   por meio de três eixos: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. 

Saiba mais e apoie o trabalho do Instituto Nossa Ilhéus!   

Veja o site

Acesse o Instagram

Faça uma doação

Grupo de Trabalho

Bahia

O Instituto Nossa Ilhéus realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios de 5 Territórios de Identidade da Bahia: Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médio Rio de Contas. O trabalho avalia 78 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2025 […]

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.