fbpx

Sobre a
Transparência Internacional

Somos um movimento global com uma mesma visão: um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Mas nossa luta contra a corrupção não é e nunca será um fim em si mesmo. É uma luta por justiça social, realização de direitos e paz.

Entendemos que a corrupção possui raízes profundas e se vale de diferentes condicionantes, desde aspectos legais e institucionais, até comportamentais. Por isso, agimos sobretudo para promover mudanças sistêmicas.

Através de nossa presença em mais de 100 países, a Transparência Internacional lidera a luta contra a corrupção no mundo. Chamamos as equipes locais de cada país de Capítulos Nacionais. E todos recebem o apoio de uma base central localizada em Berlim que chamamos de Secretariado.

Nossa presença internacional nos permite compreender a corrupção por uma perspectiva comparada, o que nos dá referências para avaliar a real gravidade de diferentes situações e, principalmente, identificar soluções que podem ser transferidas entre países com contextos distintos, mas que enfrentam problemas, muitas vezes, similares. Não chegamos com respostas prontas, mas combinamos as lições da experiência internacional com o conhecimento e as potencialidades locais.

Além disso, o alcance global permite à TI ocupar espaços estratégicos nos diferentes fóruns e organismos multilaterais, atuando para promover convenções anticorrupção e a efetiva implementação de acordos internacionais que enfrentam o problema de forma coletiva, regional e global.

Com mais de duas décadas de experiência, desenvolvemos uma reconhecida capacidade de pesquisa e um amplo estoque de ferramentas e soluções anticorrupção. Este conhecimento técnico é complementado pelo acesso a uma rede de especialistas e líderes internacionais e, talvez nosso ativo mais valioso, nossa reputação de imparcialidade e habilidade de convocar e interagir construtivamente com os mais diversos stakeholders.

Nossa missão

Nossa missão é acabar com a corrupção e promover a transparência e a integridade em todos os níveis e em todos os setores da sociedade. Mas nossa luta contra a corrupção não é e nunca será um fim em si mesmo. É uma luta por justiça social, realização de direitos e paz.

Nossa visão

Nossa visão é um mundo em que governos, a política, os negócios, a sociedade civil e o cotidiano das pessoas estão livres da corrupção.

Nossos valores

Coragem

Responsabilidade

Solidariedade

Transparência

Justiça

Democracia

Integridade

Alcance global, conhecimento local

Quer seja nas áreas rurais de países em desenvolvimento, quer seja nos principais centros de poder do mundo, a TI está presente em nome da causa anticorrupção.

Apesar do alcance global, a TI é um movimento com fortes bases locais. Atuamos através de “Capítulos Nacionais”, formados por especialistas e ativistas locais com conhecimento sobre as especificidades e experiência de atuação sobre a realidade de seus países. Os Capítulos Nacionais se constituem como membros da Transparência Internacional através de um processo de acreditação e, posteriormente, avaliações regulares de reacreditação. Eles se reúnem regularmente para trocas de conhecimentos e decidem, através de votações, as diretrizes comuns de atuação.

Em cada país onde atuamos não apenas compartilhamos as melhores práticas e soluções que desenvolvemos internamente. Sobretudo, aprendemos com a realidade local e com a força criativa e transformadora de cada sociedade.

Desta forma, a TI atua como uma verdadeira comunidade global, fortalecida pela diversidade de experiências e visões, em prol de uma mesma causa: a luta contra a corrupção.

Países com presença da Transparência Internacional
Grupo de Trabalho

Sobre nós

Sobre aTransparência Internacional Somos um movimento global com uma mesma visão: um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Mas nossa luta contra a corrupção não é e nunca será um fim em si mesmo. É uma luta por justiça social, realização de direitos e paz. Entendemos que… Continuar lendo Sobre nós

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.