fbpx

Equipe

A Transparência Internacional está no Brasil com uma equipe de profissionais brasileiros que atua em colaboração com o Secretariado em Berlim e os demais países onde a organização está presente. Desde 2016, a organização possui no Brasil uma estrutura própria formada por uma equipe executiva e um Conselho Deliberativo.

Equipe executiva

Amanda Faria Lima

Pós-graduanda em Gestão Pública pelo INSPER e bacharela em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais pela UFABC. Trabalhou na CGM-SP em pautas de transparência, governo aberto, ouvidoria e promoção da integridade. Integra o Programa de Integridade e Governança Pública.

Amanda Harrison

Amanda Harrison é formada em direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em administração pelo Centro Paula Souza. Atua como assistente executiva há mais de 10 anos. Integra a área de Desenvolvimento Institucional da TI.

Bruno Brandão

Bruno Brandão é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Gestão Pública pela Universidade de York e em Relações Internacionais pelo Instituto Barcelona de Estudos Internacionais. Atua na Transparência internacional desde 2010, com experiência na Alemanha, México e, desde 2016, Brasil. É diretor-executivo da TI Brasil.

Damarys Camargo

Damarys é formada em ciências contábeis pela Universidade São Judas Tadeu. Há 14 anos trabalha na área contábil em diversos segmentos, especialmente em empresas de grande porte. Integra a área de Desenvolvimento Institucional da TI.

Dário Cardoso

Dário é formado em direito pela Universidade Federal do Pará e especialista em Processos Civis e Ciências Criminais. Trabalhou no Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia com transparência ambiental e posse da terra. É consultor do Programa de Integridade Socioambiental.

Gabriella Costa

Doutoranda em comunicação na UFF, com mestrado na mesma área na UFBA. Graduada em Comunicação Organizacional pela UnB. Tem 10 anos de experiência com organizações do terceiro setor e Governo Federal. Como pesquisadora, atua no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, no Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política e no Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração. É consultora no Centro de Conhecimento Anticorrupção da TI Brasil.

Gerson Camargo

Gerson é formado em jornalismo pela PUC-SP e mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela mesma instituição. Possui experiência na Câmara Municipal de São Paulo e no Terceiro Setor dentro do campo de comunicação e política. É co-fundador do coletivo de educação política 3Palitos. Na TI, integra a área de Comunicação.

Guilherme France

Guilherme France é advogado e pesquisador. Doutorando em Ciências Políticas no Iesp-UERJ. É mestre em Direito Internacional e em História, Política e Bens Culturais. É formado em Direito pela UERJ e Bacharel em Relações Internacionais, pela PUC-RJ. Pesquisa Direitos Humanos e Anticorrupção e é especialista em organizações e normas internacionais. É gerente do Centro de Conhecimento Anticorrupção.

Henrique Bronzoni

Henrique estudou publicidade e propaganda na Universidade Anhembi Morumbi e é especialista em captação de recursos para o terceiro setor. Trabalhou anteriormente no Greenpeace, Fundação Dorina e Mobiliza. Integra a área de Comunicação e Engajamento.

Janaína Pavan

Janaína é advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão de Riscos de Fraude e Compliance pela Fundação Instituto de Administração. Atuou como compliance officer na CSN e na Allianz Seguros e auxiliou na implementação de programas de Integridade em Empresas. É responsável pelos assuntos de Governança e Compliance da TI.

Johanna Nublat

Formada em Jornalismo pela UnB e com um Master em Políticas Públicas e Sociais pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Trabalhou na Folha de S.Paulo e na Veja por mais de dez anos, cobrindo política nacional e internacional, temas de comportamento e sociais e se especializando na cobertura da saúde pública brasileira. É coordenadora editorial da Transparência Internacional - Brasil.

Klei P. Medeiros

Doutor em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas. Mestre em Ciência Política pela UFRGS. Foi Professor de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), entre 2016 e 2019 e pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) e do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV). É consultor do Centro de Conhecimento Anticorrupção da TI Brasil.

Leonardo Ferreira

Leonardo é Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio e trabalha em organizações da sociedade civil desde 2019. Integra o setor de Desenvolvimento Institucional e Governança.

Letícia Castro

É Coordenadora de Mobilização na equipe de Apoio e Incidência Anticorrupção da Transparência Internacional - Brasil. Foi coordenadora de projetos no Meu Rio/NOSSAS. É mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lirian Pádua

Lirian é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. É especialista em Linguagem, Cultura e Mídia e graduada em Gestão Pública. Possui MBA em Gestão de Projetos e tem experiência de voluntariado em organizações da sociedade civil. Na Transparência Internacional - Brasil, integra o Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção.

Luiza Ribeiro

Designer, ilustradora e artista multimídia. Especialista em design gráfico, computação e multimídia pela Estácio de Sá. Formada em Análise e desenvolvimento de sistemas e em Artes visuais pela Universidade da Amazônia - Unama. É Designer Assistente na TI.

Maria Dominguez

Doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ. É mestre em Comunicação Política pela UFBA. Pesquisa transparência pública, governo aberto e dados abertos. É coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil.

Mariana Feniman Chen

Mariana é administradora de empresas formada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mariana trabalhou em um empreendimento social no Mianmar, sudeste da Ásia, focado em empoderamento econômico feminino. É responsável pela área de Desenvolvimento Institucional da TI.

Nicole Verillo

É gestora de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Serviu como gerente de Estratégia Governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão de Osasco-SP, atuou no IDIS, na AMARRIBO Brasil e na Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade. É gerente do Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção.

Olivia Ainbinder

Advogada, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e especialista em Direito Ambiental. É Coordenadora do Programa de Integridade Socioambiental da Transparência Internacional Brasil

Railana Neres

Bacharel em Direito pela UFOPA. Pós-graduada em Direito Internacional e Direitos Humanos e em Direito Agrário e Fundiário. Possui aperfeiçoamento em Métodos Consensuais de Gestão de Conflitos e a Concretização de Direitos Socioambientais pela UFPA. Formanda em Psicanálise Clínica pelo polo Terapretas da Ordem Nacional dos Psicanalistas. Trabalhou como assessora jurídica do Ministério Público do Estado do Pará. É pesquisadora do Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção.

Raphael Silva

Raphael é escritor e jornalista independente, estuda Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, co-fundador e integrante do coletivo negro de audiovisual Panteras Produções. Integra a área de Comunicação e Engajamento.

Renata Bravo

Advogada. Mestra em Direitos e Garantias Fundamentais. Trabalhou como assessora jurídica no MPE-ES e como assessora parlamentar na Câmara Municipal de Vitória (ES). Fundou o coletivo Juntas e Seguras, com enfoque no enfrentamento às violências contra meninas e mulheres. É especialista em igualdade de gênero, enfrentamento às violências e em direitos das mulheres, com publicação de livros e artigos. Integra o Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional - Brasil.

Renato Morgado

Renato é mestre em Ciência Ambiental, especialista em Democracia Participativa e fellow em Governo Aberto pela OEA. Foi coordenador de políticas públicas do IMAFLORA e atua há 10 anos com políticas públicas ambientais. É o Gerente de Programas da TI.

Conselho Deliberativo

Anna Benite

Anna é doutora em Ciências e professora Associada da Universidade Federal de Goiás onde coordena o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão. Exerceu cargo de Conselheira Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás em 2016, foi membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial de 2016 a 2018 e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as na gestão desse mesmo período. É ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandaras no Cerrado, integrante da Association for Women´s Rights in Development e do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

Izabella Teixeira

Izabella é Conselheira do CEBRI e ex-Ministra do Meio Ambiente, Co-Presidente do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP); membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA e Presidente Honorária do Conselho de Meio Ambiente da ACRJ. Ocupou cargos no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no IBAMA. Desempenhou papel fundamental na negociação do Acordo de Paris e foi indicada, em 2012, para integrar o Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

José Fracisco Compagno

Compagno é referência nas áreas de Integridade Corporativa, Investigações Corporativas e Governança no Brasil. Tem mais de 35 anos de experiência em consultoria empresarial, foi sócio da Ernst & Young de 2001 a 2018, liderou investigações corporativas de maior destaque realizadas no Brasil, de 2005 a 2018 e também fez parte do Comitê Executivo da EY, no Brasil, nos anos de 2017 e 2018. Aposentou-se em junho de 2018, passando a compor vários Comitês Independentes de Investigação, incluindo o que investigou as causas e as responsabilidades da tragédia da Barragem de Brumadinho (Vale). É o atual presidente do Conselho.

José Ugaz

Ugaz é advogado, professor titular de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Foi presidente global da Transparência Internacional e da Proetica, capítulo nacional da Transparência Internacional no Peru. Serviu como Procurador Ad-Hoc no caso histórico que levou o ex-presidente peruano Alberto Fujimori e uma imensa rede de agentes públicos e privados à prisão por corrupção. Foi membro da Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas e da Missão de Observadores Eleitorais da ONU para El Salvador. Serviu no Gabinete de Integridade Institucional do Banco Mundial.

Karen Hussmann

Karen Hussmann é mestre em Políticas Públicas e Gestão pela Universidade do Chile. Atua há 10 anos na Transparência Internacional, é diretora de um programa anticorrupção financiado pela União Europeia na Colômbia. Trabalhou como consultora em governança, acesso à informação, formulação de políticas anticorrupção e capacitação da sociedade civil com U4, GIZ, DFID, UNDP e OCDE, entre outros.

Marco Gomes

Marco trabalha em NY com estratégia de tecnologia e dados; recebeu o World Technology Award em comunicação e marketing; e fundou a boo-box, uma das startups mais inovadoras do mundo de acordo com a FastCompany, Forbes e Financial Times. Oriundo da periferia do Distrito Federal, discursou sobre liberdade de expressão na ONU em NY; apontado pela Veja como uma das 10 vozes mas relevantes nos protestos de junho de 2013; e principal estudo de caso no livro “Brilliant, Crazy, Cocky”, sobre empreendedores de alto impacto em países emergentes.

Melchiades Filho

Melchiades é especialista em comunicação e advocacy com uma trajetória de sucesso em trabalhos de gestão de crise e projetos de relações públicas. 12 das 20 maiores empresas brasileiras por capitalização de mercado foram assessoradas por ele e 3 dos 5 maiores unicórnios da Latam fintech. Melchiades lidera atualmente a consultoria DM Advocacy PR no Brasil e tem sido o consultor de confiança de muitas prestigiadas organizações da sociedade civil como RenovaBR, Comunitas, Igarapé, Semeia, Agora e Agni. No período de 2013 a 2019, foi sócio-gerente da FSB Comunicação, a principal agência de Relações Públicas da América Latina. Antes disso, passou 25 anos atuando como jornalista na Folha de S.Paulo. Foi colunista da OpEd e diretor do bureau de Brasília, ocasião em que recebeu o prêmio de maior destaque da imprensa brasileira (Prêmio Esso, 2013).

Samuel Rotta

Samuel é bacharel em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Diretor Executivo da Proética, capítulo peruano da Transparency International. Possui larga experiência na concepção, implementação e avaliação de programas anticorrupção da sociedade civil. Ele é consultor, palestrante e autor de vários tópicos relacionados à sua especialidade.

Conselho Fiscal

Fernanda Medeiros

Fernanda é Contadora e Mestre em Global Corporate Compliance pela IE University (Espanha) e New York University (EUA). Possui mais de 16 anos de experiência profissional, atuando como Consultora especialista em gestão de Ética, Integridade e Compliance no ambiente corporativo, auxiliando clientes nacionais e multinacionais a mitigar riscos de Compliance e a reforçar a importância de valores éticos e íntegros na condução dos seus negócios. No âmbito acadêmico, de 2016 a 2018 foi Coordenadora técnica e Instrutora da disciplina “Contabilidade Forense: investigação de fraudes contábeis” na FEA-USP. É Professora, palestrante e liderou iniciativas acadêmicas na promoção do debate a respeito de Ética e Compliance no mundo corporativo e na sociedade, contribuindo com a formação de profissionais qualificados e negócios mais sustentáveis.

Giovana Carrer

Giovana é doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela USP e possui mestrado e diversos MBAs na área contábil e financeira. Atua como pesquisadora e professora universitária há 11 anos, com ênfase em contabilidade, planejamento tributário e gestão de tributos. Em 2023, assumiu o cargo de coordenadora do curso de Ciências Contábeis EaD, com foco em formar profissionais para empresas comerciais e empreendedorismo. Ocupou cargos no Sincontec Serra Gaúcha, modernizando a atuação da entidade na educação profissional e implantando governança corporativa. É fundadora e CEO da Carrer Contabilidade, atuando como consultora em gestão contábil e tributária para empresas de diversos segmentos e tamanhos. Giovana também é autora de livros e artigos científicos e palestrante em âmbito nacional.

Paulo Manoel

Paulo é Sócio da área de Forensic & Integrity Services da Ernst & Young no Brasil, tem mais de 15 anos de experiência em consultoria empresarial. Já liderou diversas investigações regulatórias e de fraudes, processos de due diligence com foco em anti-corrupção em M&A, avaliações e revisões de estruturas de Compliance e Governança na América Latina, América do Norte, África e Europa, tendo também atuado no Canadá e EUA com temas relativos à investigações regulatórias e corporativas e avaliação e estruturação de programas de Compliance corporativos. É o atual presidente do Conselho Fiscal.

Grupo de Trabalho

Equipe no Brasil

Equipe A Transparência Internacional está no Brasil com uma equipe de profissionais brasileiros que atua em colaboração com o Secretariado em Berlim e os demais países onde a organização está presente. Desde 2016, a organização possui no Brasil uma estrutura própria formada por uma equipe executiva e um Conselho Deliberativo. Equipe executiva Conselho Deliberativo Conselho… Continuar lendo Equipe no Brasil

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.