fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Publicação

Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais

Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais

Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais

Autores

Júlia Mariano
Marcondes G. Coelho-Junior
Maria Dominguez
Olívia Ainbinder
Reinaldo Chaves
Valéria Oliveira
Débora Maria Carvalho
Renato Morgado

Data

Tópicos abordados

Formatos disponíveis

Compartilhe

A publicação “Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais”, resultado de uma análise feita pela Transparência Internacional – Brasil, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Instituto Centro de Vida (ICV) ao longo de 2024, oferece um diagnóstico abrangente sobre a qualidade e a abertura de 41 bases de dados no Brasil, incluindo informações de órgãos federais e órgãos estaduais na Amazônia Legal. A pesquisa avaliou dados relacionados a crimes como desmatamento, exploração florestal e mineração ilegais, tráfico de fauna silvestre, uso ilegal de agrotóxicos e grilagem de terras, utilizando critérios como atualização, completude, formato acessível e licenças livres. 

Os resultados destacam que, enquanto bases federais apresentam uma média de abertura de 65%, as estaduais atingem apenas 33%, evidenciando lacunas significativas. As bases relacionadas ao monitoramento do desmatamento obtiveram os melhores índices, enquanto aquelas ligadas à grilagem e à proteção da fauna são as menos acessíveis. O relatório também oferece recomendações práticas para melhorar a transparência e promover o uso eficiente de dados abertos no combate a crimes ambientais. 

Este estudo é essencial para gestores públicos, jornalistas, pesquisadores e organizações da sociedade civil que utilizam dados públicos na busca por soluções inovadoras e de baixo custo para combater crimes ambientais e suas conexões com corrupção e outras atividades ilícitas.

Este trabalho foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Instituto Centro de Vida e pela Transparência Internacional – Brasil e contou com o apoio da Agence Française de Développement (AFD) e da Waverley Street Foundation.

Open Data and the Fight Against Environmental Crime

The study assessed the quality and openness of 41 databases in Brazil related to crimes such as deforestation, illegal logging and mining, wildlife trafficking, pesticide misuse, and land grabbing.

Grupo de Trabalho

Dados Abertos e Combate a Crimes Ambientais

A pesquisa avaliou a qualidade e a abertura de 41 bases de dados no Brasil relacionadas a crimes como desmatamento, exploração florestal e mineração ilegais, tráfico de fauna silvestre, uso ilegal de agrotóxicos e grilagem de terras.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.