fbpx
Publicação

10 anos da Lei Anticorrupção no Brasil: percepção de profissionais

10 anos da Lei Anticorrupção no Brasil: percepção dos profissionais

10 anos da Lei Anticorrupção no Brasil: percepção de profissionais

Autores

Transparência Internacional - Brasil
Quaest Consultoria e Pesquisa

Data

URI

https://comunidade.transparenciainternacional.org.br/10-anos-lei-anticorrupcao

Como citar

TRANSPARêNCIA INTERNACIONAL - BRASIL; QUAEST CONSULTORIA E PESQUISA. 10 anos da Lei Anticorrupção no Brasil: percepção de profissionais. Transparência Internacional - Brasil, 2023. E-book. Disponível em: <https://transparenciainternacional.org.br/publicacoes/10-anos-da-lei-anticorrupcao-no-brasil-percepcao-de-profissionais/>. Acesso em 21/01/2025.

Formatos disponíveis

Compartilhe

A pesquisa, realizada pela Quaest em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, entrevistou 100 profissionais de compliance entre as 250 maiores empresas brasileiras. O levantamento foi apresentado no aniversário de 10 anos da Lei Anticorrupção.

Resumo executivo

  • A Lei Anticorrupção tem aprovação quase consensual do setor empresarial brasileiro.
  • A Lei é bem vista pelos profissionais da área porque contribui para disseminação de sistemas de integridade, e ajuda a expandir uma cultura de compliance na sociedade.
  • No entanto, entre as pequenas e médias empresas, a maioria dos profissionais (57%) acha que a lei teve pouco impacto para fortalecer o compliance, frente a (42%) que pensa o contrário e considera que a lei ajudou muito o compliance no segmento das PMEs.
  • Vista como uma vantagem competitiva para o país, o setor acredita que a lei ajuda a atrair investimentos estrangeiros de qualidade (93%), e não eleva o “Custo Brasil” (81%);
  • Por outro lado, não é consenso que ela é capaz de impor sanções claras e justas em caso de descumprimento da lei. 3 em 8 profissionais afirma que ela não é capaz.
  • O que precisa ser aprimorado na lei? Sobretudo, o incentivo à adoção de práticas de integridade nas empresas (41%), bem como um maior detalhamento de programas de integridade (19%) e dosimetria das sanções e benefícios (19%).
  • Esses incentivos importam muito, uma vez que em 1 a cada 5 empresas houve cortes nos investimentos feitos em compliance.
  • Apesar da lei ter ajudado a disseminar amplamente o compliance no mercado brasileiro, a grande maioria dos profissionais (87%) considera que os sistemas de integridade das empresas ainda são imaturos e só por vezes balizam comportamentos nas empresas.
  • O que ajudaria a amadurecer esses sistemas? Treinamentos, punições e apoio das lideranças.
  • Os profissionais também acreditam que o enforcement da lei é fundamental e é quase consenso (93%) que as operações anticorrupção ajudaram a elevar os padrões de integridade das empresas.
  • Especificamente sobre a Operação Lava Jato, 3 em cada 5 dos entrevistados a vê como positiva.
  • No entanto, a maioria considera que o enforcement dos órgãos de investigação ficou estagnado (36%) ou diminuiu (36%) nos últimos cinco anos.
  • Uma possível adesão do Brasil à OCDE poderia ajudar: para 9 em 10 isso elevaria padrões de compliance no país.
  • E, por fim, um alerta: na avaliação de 70% do setor empresarial um possível afrouxamento na lei das estatais poderia afetar em muito o compliance nessas empresas, comprometendo conquistas anteriores.
Grupo de Trabalho

10 anos da Lei Anticorrupção no Brasil: percepção de profissionais

A pesquisa, realizada pela Quaest em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, entrevistou 100 profissionais de compliance entre as 250 maiores empresas brasileiras. O levantamento foi apresentado no aniversário de 10 anos da Lei Anticorrupção. Resumo executivo

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.