O governo de Sergipe ficou na 23ª posição no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, com 51,5 pontos de 100 possíveis. Com essa pontuação, a transparência do governo sergipano foi classificada como “Regular”.
Principais fragilidades
O pior desempenho do governo de Sergipe no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 foi nas dimensões Dados e Participação Social, com destaque para:
- O estado atendeu apenas ao indicador de fornecimento de Web Service/API da dimensão Dados, portanto, não publica Planos de Dados Abertos vigentes, inventários e catálogos dos dados disponíveis ou fornece recursos para o melhor proveito das bases de dados pelos cidadãos;
- Ausência de Conselho de Transparência e/ou de Combate à Corrupção ativo;
- Ausência de Conselho de Usuários dos Serviços Públicos ativo.
Destaques positivos
Apesar das fragilidades, o governo de Sergipe atende a mecanismos importantes nas dimensões Plataformas e Obras Públicas:
- Possui canal para a realização de denúncias de corrupção anônimas;
- Divulga as listas de informações classificadas e desclassificadas como sigilosas pelo estado;
- Divulga o Plano de Contratações Anual de todos os órgãos de forma centralizada;
- Publica os estudos e relatórios sobre os impactos esperados pelas obras contratadas pelo estado.
Conclusão
A avaliação da transparência do governo de Sergipe mostra que o Estado precisa avançar, principalmente, em aspectos de dados e participação social. O fortalecimento dessas áreas é essencial para que o Estado melhore sua classificação no Índice de Transparência e Governança Pública.