O governo do Distrito Federal ficou na 5ª posição no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, com 85,1 pontos de 100 possíveis. Com essa pontuação, a transparência do governo distrital foi classificada como “Ótimo”.
Principais fragilidades
O pior desempenho do governo do Distrito Federal no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 foi na dimensão Obras Públicas, devendo o estado realizar:
- A publicação de informações sobre a realização de audiências e consultas públicas para discussão de edital de licitação de contratação de obras estaduais;
- A ampliação da divulgação de dados sobre a execução física e orçamentária de obras públicas e das licenças ambientais emitidas pelo estado.
Destaques positivos
O governo do Distrito Federal obteve nota máxima na dimensão Plataformas, sendo um dos poucos estados a:
- Oferecer ferramentas de acessibilidade digital em seu portal principal;
- Publicar o Diário Oficial em plataforma online e formato aberto;
- Na dimensão Transformação Digital e Comunicação, publica os resultados das pesquisas de satisfação com os usuários de serviços públicos e apresenta inovações digitais na promoção da transparência, participação e/ou combate à corrupção.
Conclusão
O governo do Distrito Federal está entre os seis estados que alcançaram um nível de transparência “ótimo”, demonstrando maturidade na maior parte dos indicadores avaliados. No entanto, pode melhorar seu desempenho aumentando a transparência sobre a execução de obras públicas.