Recife demonstra um ótimo desempenho no ITGP 2024, posicionando-se como a segunda capital brasileira mais bem avaliada, com 80,1/100 pontos. Na avaliação, o nível de transparência de Recife foi considerado “Ótimo”.
Recife destaca-se por ter, além da Lei Anticorrupção, uma norma municipal dedicada à proteção de denunciantes. A capital pernambucana publica agenda do prefeito diariamente, possui canal de denúncias de corrupção que permite a realização de denúncias anônimas, e divulga, ainda que não de forma completa, informações sobre as obras públicas municipais. O município publica dados abertos sobre os salários dos servidores, receitas, despesas e licitações. Foram encontrados dados, ainda que nem sempre completos, sobre áreas como incentivos fiscais e emendas parlamentares ao orçamento.
ERRATA: Este conteúdo foi atualizado em 17/07/2024 para contemplar correções realizadas após a análise de recursos enviados pela Prefeitura de Recife dentro durante a fase de apuração. A versão anterior dessa avaliação apontava que a nota alcançada pelo município era de 79,6 (bom).