INSCRIÇÕES ABERTAS

Controle Socioambiental de Infraestrutura

O controle social e ambiental de infraestrutura promove obras públicas mais sustentáveis, íntegras e alinhadas ao interesse público. Este curso irá abordar os procedimentos de auditoria socioambiental produzidos pelo IBRAOP, difundindo a adoção de boas práticas de controle externo e interno a auditores públicos.
Vagas limitadas
Aulas ao vivo
Aprenda com especialistas
Certificado de conclusão

​​​A crescente complexidade das obras públicas no Brasil impõe novos desafios ao controle externo e interno, especialmente diante dos riscos e impactos socioambientais associados a esses empreendimentos. A atuação dos auditores precisa ir além da análise técnica e financeira, incorporando uma visão sistêmica que considere os efeitos sobre o meio ambiente e as comunidades envolvidas. Para apoiar esse avanço, o IBRAOP, com apoio da Transparência Internacional – Brasil, desenvolveu Procedimentos de Auditorias Socioambientais que oferecem diretrizes claras, aplicáveis e alinhadas às boas práticas nacionais e internacionais. 

Além de aprimorar a fiscalização e a qualidade dos empreendimentos, esses procedimentos contribuem para a prevenção da corrupção, ao fortalecer a transparência, a rastreabilidade das decisões e o controle sobre aspectos críticos como licenciamento ambiental, compensações e a definição de áreas de influência. Também ajudam a enfrentar uma das maiores fragilidades da infraestrutura nacional: o elevado número de obras paralisadas. Ao fomentar a elaboração de projetos mais consistentes, integrados e contextualizados, os procedimentos favorecem a realização de obras com maior viabilidade técnica, ambiental e social — garantindo o seu início, conclusão e funcionamento adequado. Com isso, contribuem diretamente para que a política pública prevista inicialmente efetivamente se concretize na vida das pessoas. 

Diante desse cenário, este curso busca qualificar os auditores para uma atuação mais crítica, efetiva e preventiva, promovendo obras públicas mais sustentáveis, íntegras e alinhadas ao interesse público.  

Esse curso apresentará os procedimentos criados pelo IBRAOP que tratam das auditorias sobre obras públicas de infraestrutura​ a partir desse contexto mais amplo​. Ao todo são 6 procedimentos, que abordam diferentes etapas das auditorias, ​sendo​ considerados os seguintes documentos:  

  1. Diretrizes para a auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento em infraestrutura; 
  1. Análise do planejamento, avaliação de alternativas e portfólio de projetos de infraestrutura; 
  1. Diretrizes para a auditoria da avaliação da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental dos projetos de infraestrutura; 
  1. Diretrizes para a auditoria do licenciamento ambiental de obras de infraestrutura; 
  1. Diretrizes para a avaliação de mecanismos de transparência e integridade na infraestrutura;
     
  2. Diretrizes para a avaliação dos espaços e oportunidades de participação e controle social na infraestrutura. 

Conteúdo das aulas

Abertura e apresentação do curso – fala dos apoiadores

Aula 1 “Riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento em infraestrutura “, Nome a confirmar

Aula 2 “Análise do planejamento, avaliação de alternativas e portfólio de projetos de infraestrutura “, com André Ferreira (IEMA) 

Aula 3 “Avaliação da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental dos projetos de infraestrutura “, com Alexandre Gross (WWF) 

Aula 4 “Controle do licenciamento ambiental de obras de infraestrutura “, com Lucia Patrício de Souza Araújo (IBRAOP)  

Aula 5 “Mecanismos de transparência e integridade na infraestrutura”, TI-BR 

Aula 6 “Avaliação dos espaços e oportunidades de participação e controle social na infraestrutura “, com Mariel Nakane (ISA)  

Aula 7 “Apresentação de experiências e boas práticas de controle socioambiental de obras de infraestrutura “, Apresentação dos alunos inscritos  

Encerramento do curso, avaliação e agradecimentos 

Esse curso é realizado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), com o apoio da Fundação Moore e do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). 

Aulas de 04 a 07/novembro
Inscrições até 16 de outubro
Este curso é destinado, prioritariamente, a Auditores de Tribunais de Contas e órgãos de controle interno que atuam diretamente com o controle de obras públicas.
Este curso oferece certificado aos participantes

Este curso conta com:

certificado de conclusão
12h de aulas ao vivo
material de apoio

Informações sobre o curso

Agradecemos seu interesse no curso Controle Socioambiental de Infraestrutura. Por favor, preencha o formulário abaixo para receber mais informações em seu email.

Ao enviar este formulário, compartilharemos por email informações sobre os cursos da Transparência Internacional – Brasil com você, o qual poderá se descadastrar a qualquer momento. Você também pode conferir nosso Aviso de Privacidade.

REQUEST INFORMATION

Thank you for your interest in the course Anti-Corruption in Brazil. Please complete this form to receive more information about your program of interest and to stay up to date on exciting admissions and academic events! We look forward to getting to know you better!

By sharing your information, you understand that we may send you additional information, from which you may unsubscribe at any time. You may view our Privacy Statement.

Grupo de Trabalho

Controle Socioambiental de Infraestrutura

O controle social e ambiental de infraestrutura promove obras públicas mais sustentáveis, íntegras e alinhadas ao interesse público. Este curso irá abordar os procedimentos de auditoria socioambiental produzidos pelo IBRAOP, difundindo a adoção de boas práticas de controle externo e interno a auditores públicos.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.