O governo estadual do Paraná ficou na 11ª posição no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, com 75,6 pontos de 100 possíveis. Com essa pontuação, a transparência do governo foi classificada como “Bom”.
Principais fragilidades
O pior desempenho do governo do Paraná no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 foi nas dimensões de Transparência financeira e orçamentária e Dados, com destaques para:
- Disponibilização incompleta de informações sobre emendas parlamentares estaduais e federais recebidas;
- Ausência de dados e informações sobre contratos públicos emergenciais e notas fiscais eletrônicas;
- Sobre os incentivos fiscais concedidos, a divulgação das informações é incompleta e não apresenta os resultados sociais, econômicos e/ou ambientais alcançados pelos incentivos;
- Ausência de Plano de Dados Abertos vigente, bem como de orientações para a população sobre uso de dados abertos.
Destaques positivos
O governo do Paraná destacou-se nas dimensões Legal e Plataformas, ao oferecer:
- Canal de registro de denúncias anônimas de corrupção;
- Orientações completas para o registro e acompanhamento dos pedidos de acesso à informação, bem como para as informações estaduais classificadas e desclassificadas como sigilosas;
- Normativa que regulamenta o registro e divulgação de interações entre agentes públicos e grupos de interesse;
- Prever a medidas de proteção aos denunciantes no Estado em norma, prática feita por apenas nove estados.
Conclusão
A avaliação da transparência do governo do Paraná mostra que ainda que apresente desempenho classificado como ‘bom’, o governo estadual precisa promover melhorias, especialmente em relação à promoção de dados abertos e a transparência do seu orçamento. O fortalecimento dessas áreas é essencial para que o Estado melhore sua classificação no Índice de Transparência e Governança Pública.