fbpx
INSCRIÇÕES ABERTAS

Transparência e controle social 

A participação da sociedade é essencial para garantir direitos e combater a corrupção. Este curso debaterá o conceito de controle social, transparência, fiscalização de políticas públicas e o impacto da corrupção nos municípios brasileiros.
Vagas limitadas
Aulas ao vivo
Aprenda com especialistas
Certificado de conclusão

A participação cidadã, o fortalecimento da democracia e o combate à corrupção andam lado a lado.  

O curso Transparência e Controle Social tem como objetivo fortalecer a capacidade da sociedade civil de exercer o controle social no nível municipal. Fomentar o controle social e fortalecer o espaço cívico são fundamentais para melhorar a gestão pública. 

Com aulas ministradas por especialista que realizam o controle social diariamente, o curso foi planejado para que estudantes, ativistas e jornalistas possam compreender o poder da participação cidadã e sintam-se capacitados para atuar no monitoramento, na fiscalização e no aperfeiçoamento de políticas públicas em seus municípios. 

O curso é voltado, prioritariamente, para jovens estudantes, jornalistas e ativistas indicados pelas organizações da sociedade civil parceiras da Transparência Internacional – Brasil nos estados do Pará, Paraíba, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

Ao final do curso, os alunos deverão estar preparados para, junto com essas organizações da sociedade civil, acompanhar, monitorar e incidir nos processos decisórios municipais, utilizando ferramentas de acesso à informação, jornalismo investigativo e Agenda 2030. 

Todos os participantes selecionados receberão material didático complementar ao curso. 

Conteúdo das aulas

Abertura O cenário global e o impacto da corrupção na democracia e na vida das pessoas, com Nicole Verillo (Transparência Internacional – Brasil) 

Mesa de Abertura “Controle Social: do que estamos falando?”, com Henrique Ziller (Tribunal de Contas da União), Jamile Santana (Prefeitura de Mogi das Cruzes) e Laila Bélix (Instituto Cidade Democrática) 

Aula 2 “Agenda 2030 no Contexto Municipal”, com Zuleica Goulart (Instituto Cidades Sustentáveis) 

Aula 3 “Transparência Pública e Direito de Acesso à Informação”, com Tais Seibt (Fiquem Sabendo) 

Aula 4 “Dados Abertos e seu uso para melhorar políticas públicas”, com Danielle Bello  

Aula 5 “Investigações Jornalísticas”, com Flávio Ferreira (Folha de S.Paulo) 

Aula 6 “Desafios Reais do Jornalismo Investigativo”, com Thiago Herdy (UOL) 

Acesse aqui a ementa completa do curso

Apoio: Embaixada da Noruega em Brasília e União Europeia
Este projeto é financiado por recursos da União Europeia, através do projeto “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros” e da Embaixada Real da Noruega no Brasil. Os conteúdos relacionados a esta avaliação não necessariamente refletem uma posição dos seus financiadores.
 
Para mais informações sobre projetos e financiamentos obtidos pela Transparência Internacional – Brasil, consulte a página “Transparência“.

Aulas de 05 a 09/maio
Inscrições para o processo seletivo até 21/abril
Este curso é destinado, prioritariamente, a estudantes, jornalistas e membros de organizações da sociedade civil
Este curso oferece certificado aos participantes

Este curso conta com:

certificado de conclusão
12h de aulas ao vivo
material de apoio

Outros cursos

INSCRIÇÕES ABERTAS

Transparência e controle social 

Vagas limitadas
Lançamento

Democracia e Políticas Públicas Anticorrupção

Aprenda com especialistas

Informações sobre o curso

Agradecemos seu interesse no curso Transparência e controle social . Por favor, preencha o formulário abaixo para receber mais informações em seu email.

Ao enviar este formulário, compartilharemos por email informações sobre os cursos da Transparência Internacional – Brasil com você, o qual poderá se descadastrar a qualquer momento. Você também pode conferir nosso Aviso de Privacidade.

REQUEST INFORMATION

Thank you for your interest in the course Anti-Corruption in Brazil. Please complete this form to receive more information about your program of interest and to stay up to date on exciting admissions and academic events! We look forward to getting to know you better!

By sharing your information, you understand that we may send you additional information, from which you may unsubscribe at any time. You may view our Privacy Statement.

Grupo de Trabalho

Transparência e controle social 

A participação da sociedade é essencial para garantir direitos e combater a corrupção. Este curso debaterá o conceito de controle social, transparência, fiscalização de políticas públicas e o impacto da corrupção nos municípios brasileiros.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.