Diversas práticas de corrupção são comuns em políticas públicas e setores relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Práticas como fraude, suborno, influência indevida, financiamento ilegal de campanhas e captura regulatória afetam diretamente como gerenciamos nossas fontes de energia, florestas, agropecuária e transportes.
Mas apesar da corrupção ser um dos riscos conhecidos capazes de fragilizar os esforços de mitigação e de adaptação, o tema ainda é pouco debatido nos fóruns sobre Clima.
Por isso, apresentamos na COP 27, o painel “Como a corrupção afeta as mudanças climáticas”.
Nessa sessão, discutiremos as múltiplas conexões entre clima e corrupção, incluindo soluções de transparência e integridade para enfrentar o problema, contando com painelistas renomados:
Izabella Teixeira – Conselheira Emérita do CEBRI, Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente e Ministra do Meio Ambiente (2010-2016)
Sanjeev Narrainen – Gerente de Integridade Climática do Green Climate Fund.
Laura Waisbich – Pesquisadora-sênior do Programa de Segurança Climática do Instituto Igarapé
Renato Morgado – Gerente de Programas da Transparência Internacional Brasil
Durante o evento será apresentado o Atlas de Clima e Corrupção, lançado pela Transparência Internacional – Brasil e que demonstra como a corrupção é um obstáculo para o enfrentamento da crise climática.
Dia 17/11 das 16h às 17h (Egito) | 11h às 12h (horário de Brasília)
Assista o evento ao vivo pelo site da Transparência Internacional – Brasil.