O que podemos aprender com o caso Odebrecht, o mais organizado modelo de “exportação” de corrupção na história
Neste 9/dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, venha conversar conosco sobre como a grande corrupção ultrapassa fronteiras e constrói esquemas que afetam toda uma região.
O evento será online e gratuito e acontecerá pouco antes do acordo de leniência entre a Odebrecht e os governos brasileiro, suíço e norte-americano, considerado pelo Ministério Público Federal como “o maior do mundo”, completar 4 anos.
O caso Odebrecht se tornou um importante exemplo de exportação da corrupção brasileira e atingiu prejuízos altíssimos para o bem público do Brasil e dos diversos países envolvidos. Esta será uma oportunidade única de discutirmos a geopolítica da corrupção em nossa região.
Por ocasião do Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12) e do recente lançamento do livro “A organização – A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo”, da jornalista Malu Gaspar, a Transparência Internacional – Brasil convida a autora e um dos mais expoentes nomes da luta anticorrupção mundial, o ex-procurador do caso Fujimori, José Ugaz, para discutir a “Geopolítica da Corrupção”.
Neste mês também se completam quatro anos do acordo de leniência firmado pela Odebrecht com os governos dos Estados Unidos e da Suíça. A multa fixada em R$ 8,5 bilhões e sua abrangência lhe renderam o título de maior acordo do tipo já realizado em todo o mundo. O caso se provou ser o mais organizado da história do capitalismo e exemplo de “exportação” de um modelo de corrupção que espalhou prejuízos por toda a América Latina e África.
O que podemos aprender com esse caso? Os países latino-americanos podem ver isso se repetir futuro? Como executivos do alto escalão da empreiteira, mesmo após tantas revelações, conseguiram se manter em seus cargos?
Todos esses pontos, e como essa prática se uniu aos interesses geopolíticos do governo brasileiro, serão debatidos ao vivo em uma live mediada pelo diretor executivo da organização, Bruno Brandão.